Você já teve aquela melodia na cabeça? Aquele jingle irritante que você não consegue parar de cantarolar? Bem, isso tem nome e a ciência chama de: 𝗰𝗼𝗰𝗲𝗶𝗿𝗮 𝗰𝗼𝗴𝗻𝗶𝘁𝗶𝘃𝗮, o fenômeno por trás da "música chiclete". 🤯 É quando uma melodia simples gruda no seu cérebro e fica fazendo looping. O fenômeno é muito comum e acontece porque nosso cérebro adora padrões fáceis de prever e repetir. Músicas com refrãos simples e um ritmo repetitivo são as "campeãs" em causar essa fixação.
Mas o que acontece quando a coceira não é causada por uma musiquinha pop qualquer, mas sim por uma obra de arte tão complexa quanto as de 𝗗𝗮𝘃𝗶𝗱 𝗚𝗮𝗿𝗿𝗲𝘁𝘁? 🎻 Pegue, por exemplo, a versão dele de "Smooth Criminal". Ela gruda na sua cabeça? Com certeza!
Mas a razão é completamente diferente. Não é a simplicidade, é a pura 𝗰𝗼𝗺𝗽𝗹𝗲𝘅𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲 𝗲 𝘃𝗶𝗿𝘁𝘂𝗼𝘀𝗶𝘀𝗺𝗼!! A maneira como ele domina o violino, as notas rápidas e a intensidade da performance 𝗻𝗼𝘀 𝗱𝗮̃𝗼 𝘂𝗺𝗮 𝗱𝗲𝘀𝗰𝗮𝗿𝗴𝗮 𝗱𝗲 𝗮𝗱𝗿𝗲𝗻𝗮𝗹𝗶𝗻𝗮 𝗲 𝗲𝗺𝗼𝗰̧𝗮̃𝗼! É uma "coceira cognitiva" de alto nível, uma fixação que arrepia, fruto da beleza e da técnica impecável. É uma prova de que a música de David Garrett não é só para ouvir, é para 𝘃𝗶𝗿𝗮𝗿 𝘁𝗿𝗶𝗹𝗵𝗮 𝘀𝗼𝗻𝗼𝗿𝗮 𝗱𝗮 𝗻𝗼𝘀𝘀𝗮 𝘃𝗶𝗱𝗮!
E aí, qual é a faixa do David Garrett que está na sua cabeça hoje? Deixe a sua "coceira virtuosa" nos comentários! 👇
#davidgarrett #entrenotas #coceiracognitiva #musicachiclete #fenomeno

Nenhum comentário:
Postar um comentário