O brasileiro José Gomes de Abreu (19/9/1880 - 22/1/1935) foi compositor, pianista, flautista, clarinetista, regente. Seu aprendizado musical se inicia na infância de maneira quase autodidata, pois, tinha grande facilidade com os instrumentos.
Embora tenha composto em diversos ritmos, é no choro que Zequinha de Abreu se expressou de forma mais completa. Seu estilo, de introduções curtas e melodias que exploram a virtuosidade, fica muito evidente nas várias versões de sua composição mais conhecida, “Tico-Tico no Fubá”.
DG também não escapou ao encanto de sua música mais famosa, Tico Tico no Fubá; arranjou este símbolo musical brasileiro, um marco do século 20, um clássico internacional, uma das canções mais gravadas do mundo em todos os momentos, reescrita em todos os ritmos e acentos, de uma forma absolutamente impecável. O arranjo criado por DG é irresistível, delicioso, coroado com o pizzicato, um show aparte. Sua interpretação da música é tão familiar e requintada que podemos pensar que o arranjador é brasileiro.
Mas, talvez, DG não conheça a estória por trás da música! Zequinha era noivo de Durvalina, mas cai de amores por Branca, um amazona que visitava a cidade, e no dia em que a conhece compõe Tico Tico (1917). Algum tempo depois ele rompe com a amazona e casa-se com Durvalina. Ele só reencontra Branca muitos anos depois, a tempo de tocar Tico Tico pela última vez e morrer embriagado de emoções. É o que diz a lenda!
Entre as melodias mais conhecidas de Zequinha estão “Os pintinhos no terreiro”, “Não me toques”, “Sururu na cidade”, “Tardes em Lindóia”, “Branca”.
Parabéns mestre Zequinha!
Fontes:
http://blog.fritzdobbert.com.br/pianistas/zequinha-de-abreu-conheca-historia/
https://www.facebook.com/davidgarrettentrenotas/photos/a.149571888993093.1073741828.149550208995261/154837145133234/?type=3&theater
Imagem DG: Frame vídeo São Paulo
Imagem Zequinha: https://www.pianorarescores.com/archive/zequinha-abreu-tico-tico-no-fuba-piano-original-edition-sheet-music/
Nenhum comentário:
Postar um comentário