sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

Fone de retorno "in ear"!


E quem não reparou no fone de ouvido que DG utiliza durante seus shows?

"Durante uma apresentação, a plateia pode até não perceber, mas em cima do palco, o que acontece é uma junção bastante intensa de ritmos, sons, instrumentos e timbres, sem contar o som da própria plateia que também retorna ao palco! 

Se os músicos, tanto o vocalista/solista quanto os demais integrantes da apresentação, não estiverem recebendo uma versão fiel do que está sendo executado, é bem provável que tenham dificuldade em sincronizar o tempo e a condução da música como um todo. 

Para sanar esse problema, existe o monitor de palco. De forma resumida, tratam-se de caixas de som que “retornam” o que está sendo tocado aos músicos. As caixas de retorno são posicionadas de frente para o palco e não para a plateia, como as caixas normais. 

Esse recurso traz fidelidade ao artista, que recebe uma versão mais precisa do que está sendo executado, sem os ruídos, reverberações e distorções que seriam sentidos se esse som estivesse vindo apenas das caixas viradas para o público. 

Mas, ao invés de monitores de palco, o som produzido pode ser concentrado em um potente fone de retorno “in ear”, uma prática adotada pelos músicos profissionais: a utilização de fones de ouvido “in ear”, ou seja, intra-auriculares, para reproduzir com fidelidade e vedação de ruídos todo o som de retorno. 

Com o fone de retorno “in ear” o músico consegue ouvir o seu som e também o produzido pelo resto da banda. Tudo isso num dispositivo que cabe na palma da sua mão, cuja mixagem pode ser feita previamente e não depende em nada do tipo de ambiente em que o show será realizado. 

O fone “in ear” é um recurso muito eficiente para o monitoramento no palco, ou seja, o acompanhamento do que está sendo executado, para que o desempenho do músico no palco seja perfeito. 

Ah... o primeiro fone “in ear” customizado, usado como retorno de palco, nasceu da solicitação do baterista da banda Van Halen (Alex Van Halen), que solicitou a David Harvey, seu técnico de som, algo que resolvesse o problema de um palco muito barulhento." 

Fonte: Xtreme Ears
https://xtremeears.com.br/o-que-e-fone-de-retorno/
Imagem: Frame programa ZDF/ 4out20 17
#davidgarrett #inear #entrenotas

Nenhum comentário:

Postar um comentário