quarta-feira, 30 de novembro de 2022

O principal motivo para a Música é o sexo!


Uma das teorias mais duradouras a respeito do assunto foi proposta pelo naturalista britânico Charles Darwin, que sugeriu que o principal motivo para a música humana é o sexo. "As notas musicais e o ritmo foram adquiridos a princípio pelos ancestrais masculinos e femininos da humanidade com o propósito de cativar o sexo oposto", escreveu Darwin.

A noção de Darwin de música como agente de seleção natural é uma das teorias preferidas da comunidade científica e de acordo com este pensamento, a habilidade de criar música chama a atenção porque o músico capaz de criar harmonias complexas e cativantes está mostrando seu conhecimento, destreza e vigor superiores. Assim, por essa lógica, apaixonar-se por um músico habilidoso tem sentido evolutivamente. Isso sugere que a própria complexidade musical surgiu de uma espécie de "corrida armamentista", em que os músicos se esforçavam cada vez mais para provar sua habilidade e cortejar uma companheira.

Hoje, DG e estrelas do rock e do pop, estão rodeadas de admiradores sexualmente muito interessados e isso não é um fenômeno moderno, as apresentações do maestro húngaro Franz Liszt extasiavam as mulheres na década de 1840, durante a chamada "Lisztomania", assim como mestre Niccolò Paganini foi um homem extremamente desejado em sua época.

Fonte: Artigo de Philip Ball/BBC-26.04.2014
Imagem: David Garrett FB

Nenhum comentário:

Postar um comentário