Você sabia que antes de David Garrett encantar a Europa e o mundo com seu talento e carisma de "rockstar clássico", já existia um artista com o mesmo glamour e virtuosismo? Sim, Franz Liszt (22/11/1811-1886)!
Como pianista, Liszt conquistou a Europa de forma avassaladora. Ao lado do "violinista do diabo", Niccolò Paganini, ele foi o primeiro "popstar", no sentido moderno do termo. Pense em: plateias histéricas, romances escandalosos... ele era um ídolo em sua época, assim como David é hoje!
Liszt também era um cosmopolita e viajante compulsivo – tal como DG, que está sempre em turnê, transitando entre continentes e levando a música clássica a todos os cantos.
A grande contribuição de Liszt para a música foram as obras para piano. A Sonata em Si menor é, provavelmente, sua obra de maior vulto e um verdadeiro desafio ao virtuosismo dos pianistas. As 19 Rapsódias Húngaras para Piano (posteriormente orquestradas) são muito populares. David, por sua vez, usa o seu virtuosismo no violino para quebrar barreiras e misturar o clássico com o rock!
Em fim, séculos diferentes, instrumentos diferentes, mas a mesma energia de ídolo que transcende a música e cria uma legião de fãs!
Parabéns a Liszt! E um brinde aos virtuosos que nos inspiram!
Ilustração que lembra Franz Liszt gerada pela IA Microsoft Copilot/Entrenotas
#franzliszt #davidgarrett #rockstarclássico #aniversárioliszt #virtuose #entrenotas

Nenhum comentário:
Postar um comentário