Por João Moura de Paiva
“Roadie é um técnico responsável que acompanha uma banda em todos os espetáculos. Apoia ou substitui os músicos nas montagens e desmontagens do espetáculo, garantindo que fica tudo tecnicamente bem resolvido e como os músicos gostam. untamente com o “Road Manager” garante que o rider técnico está 100% conforme acordado.
Entre outras coisas, o Roadie é responsável por: descarregar e carregar o material; montagem de todos os equipamentos no palco; garantir que o “stage plot” seja seguido à risca; apoiar as montagens, afinações e programação da iluminação do espetáculo; apoiar as montagens de cenografia; coordenar as ligações de vídeos; afinar instrumentos.
Durante o espetáculo está disponível para qualquer eventualidade ou problema em cima de palco. Estará sempre em contato com os técnicos de som de frente, som de palco, iluminação e vídeo para que possa resolver de imediato possíveis problemas.
Os Rodies poderão ainda ser especializados por tipo de instrumento; isto é, cada banda, dependendo da sua dimensão, poderá ter um “guitar tech”, um roadie especializados em guitarras, ou por exemplo um “drum tech”, um roadie dedicado à bateria; ou ser um músico eclético capaz de afinar, manusear, simular a execução, regular se preciso como faria um luthier ou um especialista, em instrumento musical.
Para ser um Roadie é necessário um conhecimento transversal dos meios técnicos e de música. Aliás, (...) muitos tocam melhor que os artistas que acompanham!”
Fonte: O Mundo do Espetáculo
Imagem: Web sem crédito
Nenhum comentário:
Postar um comentário