A fibra de carbono no mundo das cordas tem sido usada comercialmente desde os anos 1970. Como qualquer nova tecnologia, muitas inovações foram aplicadas a esses instrumentos desde seus anos de formação, incluindo o desenvolvimento do próprio material.
Existem dois tipos comuns de tecido de fibra de carbono usados na fabricação de instrumentos: tecido e unidirecional. Geralmente, os instrumentos de fibra de carbono são mais altos e profundos do que seus equivalentes de madeira. Eles também são mais duráveis e resistentes às intempéries. Mas nem todos os instrumentos de fibra de carbono são criados iguais, nem devem ser.
Um purista provavelmente zombará da ideia de um violino de fibra de carbono, mas a magia dos instrumentos está tanto na receita do material quanto na construção. No mundo das fibras de carbono existem muitas opções e os avanços tecnológicos recentes criaram sistemas de resina aprimorados e sutis, que desenvolveram uma variedade maior de opções em tecidos de fibra, para atender ao som e a estética visual.
Todos os bons instrumentos de fibra de carbono são feitos de várias camadas de fibra de alta qualidade. Cada camada tem sua própria característica e é aplicada à próxima camada da maneira que o designer achar melhor, criando uma personalidade única ao instrumento. Assim, cada fabricante terá seus próprios objetivos que orientarão sua abordagem para a criação do material geral necessário para alcançar o resultado procurado, mantendo-se fiel aos designs originais de pontes, postes de som, placas de dedo, peças de cauda, apoios de queixo e pinos de extremidade etc.
Geralmente os clientes ficam surpresos com o som quente que os instrumentos de cordas de fibra de carbono apresentam. Em suma, há mais no som de um violino acústico do que sua caixa de madeira. Ao manter a forma e a arquitetura tradicionais do violino clássico, os designers que trabalham com fibra são capazes de criar instrumentos que produzem um som rico, vivo e brilhante que pode rivalizar até com o Stradivari mais poderoso.
O fato é que a fibra de carbono está emergindo como um dos materiais preferidos para o design de instrumentos musicais modernos e parece que, cada vez mais, muitos músicos profissionais o aprovam!
Fontes: https://www.rockwestcomposites.com/blog/carbon-fiber-musical-instruments-are-they-really-just-as-good/
https://stringsmagazine.com/in-carbon-fiber-technology-the-weave-helps-customize-sound/?fbclid=IwAR0y5Ik9WyfQXhhxkUvTTdRMfMcTD-t1SO6ol4NB_es_4HvDlCIDo5d5xac
Nenhum comentário:
Postar um comentário