Nota!
TODOS os textos aqui publicados refletem apenas a imagem que a autora tem de David Garrett.
TODOS os créditos de imagens são mencionados quando conhecidos.
TODAS as fotomontagens são apenas ilustrativas, não refletindo uma situação real.
TODAS as fontes de matérias da mídia são mencionadas.
sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025
Escolher as cordas certas para o violino!
Resumo do texto by Richard Ward
"Alguns violinistas se apegam às cordas que usam há anos, enquanto outros procuram constantemente cordas diferentes que possam melhorar o som de seu instrumento ou tornar mais fácil tocar.
Hoje em dia, os instrumentistas de cordas enfrentam uma infinidade de escolhas quando se trata de escolher cordas de violino, incluindo uma infinidade de cordas "E" que vêm banhadas em platina, ouro e prata, entre outros materiais. Tentar todas as cordas disponíveis no mercado para encontrar as cordas dos seus sonhos provavelmente não é realista, mas você pode ter um palpite sobre o som de uma corda se entender algumas das qualidades de seu núcleo, materiais de enrolamento, tensão das cordas, o tom geral e a execução, qualidades de cada marca.
Claro, conversar com outros músicos sobre experiências e preferências também é útil para construir um conhecimento sobre diferentes cordas, mas é preciso ter em mente que cada instrumento tem seu próprio som característico. E embora um violino possa ser ajustado e ajustado, mudar para uma nova marca de cordas sozinho provavelmente não causará uma grande mudança no tom ou na capacidade de tocar o instrumento.
Este assunto é bem complexo e envolve material do núcleo (intestino animal ou aço liso, aço folheado, aço enrolado ou material sintético) tensão/medida (média, leve, pesada, intercambiável com a largura da corda conforme o material), material de enrolamento das cordas (tungstênio, alumínio, prata, ouro, que alteram a resposta de tensão), química do violinista, uma vez que a transpiração pode corroer certo tipo de cordas.
Como cada instrumento tem suas características tonais próprias, estas podem ser aprimoradas com a ajuda de um luthier habilidoso, para encontrar o som que deve ser ouvido: brilhante e focado.
Ah, parece que nenhum tipo de corda dura mais tempo. O importante é como são tocadas e como a química do corpo as afeta. Dependendo do suor e técnica é necessário trocar as cordas a cada dois meses ou, talvez, uma vez por ano. De qualquer forma, elas devem ser limpas após cada sessão.
A escolha de cordas é muito complexa e você pode se perguntar: qual é a melhor corda? A resposta é que não existe a melhor corda - existe apenas a melhor corda para o violinista e seu instrumento, portanto, considere suas necessidades e examine suas opções."
Fonte: Strings Magazin/Richard Ward – 22/10/2012
https://stringsmagazine.com/a-guide-to-choosing-the-right-violin-strings/?
fbclid=IwAR01IRTwAZWDTLg4isaVCTQ6bK3NDIzGXvz5qe2v4vqV3atoOiyMpQs6zMY
Imagem sem crédito na web
#davidgarrett #string #cordas #entrenotas
quinta-feira, 27 de fevereiro de 2025
O 'perigo implícito' de um concerto para violino!
"O concerto é a última demonstração de virtuosismo musical - lançando um instrumento contra a orquestra enquanto eles se alternam, competem e se combinam em um diálogo em constante mudança.
Essas dinâmicas se cristalizam na própria palavra concerto, que possui dois significados, aparentemente contraditórios: competição e acordo.
Mas a tensão explica por que essas peças se tornaram as favoritas de compositores e do público: é uma emoção ver os intérpretes levados ao seu limite, gerando exibições surpreendentes de destreza e musicalidade.
quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025
Tatuagens são lembranças do passado, diz o virtuoso David Garrett
By Roman Turnsek
Um dos melhores e mais populares violinistas do mundo está chegando a Liubliana. O músico foi modelo por um tempo, e seu sucesso se deve ao talento e ao trabalho duro.
David Garrett diz que a aparência pode ser uma faca de dois gumes: não importa sua aparência, é a música que decide.
Bom Dia Violinista do Dia!
Berlim, meu amor!
DG nasceu em Aachen, estabeleceu-se em NYC para estudar e depois de alguns anos nos USA decidiu ter uma residência em Berlim, cidade que ele também afirma amar, em várias entrevistas que concedeu. De fato a cidade oferece muitos motivos que a tornam interessante, agradável e acolhedora!
Berlim é a capital da Alemanha e uma das três cidades-estado alemãs, juntamente com Hamburgo e Bremen. Com uma população de 3,5 milhões de pessoa
s, Berlim é a segunda cidade mais populosa da União Europeia, com 500 mil estrangeiros vindos de todas as partes do mundo.
Cerca de um terço da área total de Berlim é composta por florestas, parques, rios, lagos e áreas de lazer. Os mais de 2.500 espaços públicos fazem um contraste verde com a grande metrópole. Berlim tem mais lojas de “Döner Kebab” do que Istambul, na Turquia. Outro popular prato berlinense popular é o Currywurst.
terça-feira, 25 de fevereiro de 2025
Conversa com Thomas!
Em 2021 DG conversou online com Thomas Hampson por quase uma hora, em um barco onde estava gravando uma pequena produção para a TV e entre muitos assuntos falou sobre:
- a pandemia que veio como um tsunami, situação difícil pra todos, só podemos nos adaptar ao momento e esperar a hora em que tudo será possível novamente;
- cada turnê é importante, é um degrau para outro degrau, os músicos sentem falta de tocar, então tocamos em casa, para nós mesmos, para mãe, para irmã, para ter a sensação de estar em performando; - está trabalhando em projetos que não trabalharia em tempos normais;
- Unlimited é o show que mostra suas musicas preferidas dos últimos 10 anos; - infância, escola, violino, música clássica boa, musica clássica ruim, coração precisa estar conectado na música;
segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025
Dois ícones: Lutter&Wegner/Karmann-Guia
Lutter & Wegner é uma histórica casa de vinhos de Berlim fundada em 1811. É um dos restaurantes mais tradicionais da cidade e está localizado diretamente no Gendarmenmarkt/Mitte.
A casa, em Charlottenstrasse 49, foi provavelmente construída por volta de 1780 pelo arquiteto Carl von Gontard. Em 1806/1807, o comerciante de vinhos Christian Sigismund Trenck mudou-se e abriu uma loja de vinhos. Os comerciantes Johann Christoph Lutter e August Friedrich Wegner alugaram o restaurante no térreo e o inauguraram em 15 de agosto de 1811, logo tornando-se um sucesso. Em 1818, Lutter e Wegner conseguiram comprar o restaurante e administrá-lo com seu nome comum. Christoph Lutter se tornou o único proprietário a partir de 1827. O restaurante tinha um portal convidativo decorado com colunas. A adega, que foi inaugurada em 1835 e gozava de boa reputação e localizava-se na cave.
domingo, 23 de fevereiro de 2025
O Violino no Cinema!
“Um maestro, uma atmosfera sinfônica, um pianista, grandes compositores, uma orquestra filarmônica... aqui está uma lista de elementos simples e eficazes para a encenação musical através do violino em uma grande obra do cinema.
Um violinista está sempre bem representado nas telonas, entre concertos, orquestras sinfônicas e a idade de ouro da música. Sem questionar se é possível desafiar o espectador, o diretor coloca o violino como acessório, mas ao mesmo tempo, quase como protagonista de uma saga musical, ajudado pelo talento de algum grande compositor, como Stravinsky, Wagner, Vivaldi ou Tchaikovsky.(...)
sábado, 22 de fevereiro de 2025
Alemanha, Meca da Música Clássica!
“Nomes como Goethe, Schiller, Kant e Schopenhauer contribuíram para a reputação mundial da Alemanha como país de poetas e pensadores. Compositores como Bach, Beethoven e Brahms fizeram de sua terra natal um país de gênios musicais.
Beethoven é considerado o compositor clássico mais conhecido internacionalmente. Por ocasião do 250º aniversário do seu nascimento, orquestras de todo o mundo vão apresentar as suas obras, especialmente ao longo de 2020 na Alemanha.
A densidade única da paisagem de corais, orquestras e teatros, bem como o forte investimento em cultura, fazem da Alemanha a Meca da música clássica. "Quanto mais me afasto da Alemanha, mais admiração desperta", diz Christian Höppner, secretário-geral do Conselho Alemão de Música. "Por exemplo, no Brasil, a Alemanha é vista como um 'país da música' muito mais intensamente do que em nossos vizinhos diretos", diz ele. O Conselho Alemão de Música é a associação que representa os interesses de cerca de 14 milhões de pessoas que fazem música na Alemanha.
sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025
" O SEGREDO que eu não podia revelar: Estou na abertura da 18th temporada de Let's Dance!" (DG)
Vídeo: davidgarrettinsta stories/letsdance instagram stories
Close Up: David Garrett
UMB: Que sentimentos você gostaria de causar nas pessoas?
DG: Eu crio música em primeiro lugar porque me dá prazer, me dá alguma coisa importante e me faz feliz. É claro que tenho todo o gosto em receber um feedback positivo. Mas eu não penso: eu vou fazer isso porque o público vai gostar. Eu estou entregando uma peça porque no momento aquilo significa algo para mim.
UMB: Você tem algum talento escondido?
DG: Se eu tivesse algum talento escondido, todos já saberiam sobre ele. Acho que estou sempre muito concentrado na música e os meus talentos são unilaterais o suficiente, eles estão limitados à música. Mesmo que eu tivesse outro talento, não teria tempo de revelá-lo e desenvolve-lo, porque talento implica muito trabalho.
Entrevista em Vídeo – Universal Music Backstage/2014
Para fazer Música não tem idade!
Uma dupla de compositores com 102 e 88 anos oferece músicas para uma nova era: “Senior Song Book”! Alan Tripp e Marvin Weisbord são exemplos perfeitos de como nunca é tarde para irmos atrás daquilo que sonhamos e lançaram seu primeiro álbum.
Aos 99 anos, Alan Tripp escreveu um poema chamado “Best Old Friends” para celebrar os muitos novos amigos que fez em Beaumont/Bryn Mawr, a comunidade de aposentados da Pensilvânia onde ele mora. Como um presente para Alan em seu 100º aniversário, seu amigo Marvin Weisbord musicou o poema. Essa foi a centelha que lançou esta dupla dinâmica de compositores e inspirou uma comunidade inteira a cantar, dançar e se apresentar com eles.
Ele escreveu muito mais letras, imaginando como soariam em músicas para show e canções pop - de swing e tango a rumba e rock'n’roll. Marvin, um talentoso pianista de jazz, compôs as músicas e com sua banda, o Wynlyn Jazz Ensemble, executou as canções ao vivo para seus vizinhos entusiasmados e ajustou cada número ao "swing da multidão".
Em 2019, aos 102 anos, Alan decidiu levar a coleção substancial de canções para o estúdio de gravação e produzir um álbum. O resultado é “Senior Song Book” - música que o transportará de volta aos anos 1940, com letras escritas no século 21.
Sensacional!
P.S. Alan trip morreu em 24/12/2020 aos 103 anos, vitimado pela Covid-19. Não encontrei notícias sobre Marvin Weisbord.
Fontes: https://www.hypeness.com.br/2019/12/esta-dupla-de-compositores-de-88-e-102-anos-acaba-de-lancar-seu-primeiro-album/
https://seniorsongbook.com/about-the-senior-song-book/ https://www.wataugademocrat.com/watauga/senior-song-book-songwriting-duo-at-ages-102-and-88-offer-tunes-for-new-era/article_cd35079b-70eb-5cc0-bb7d-10d5f0d33da6.html
Foto compositores by Lisa Schaefer Photography
Imagem DG: Frame programa TV
#davidgarrett #composer #alantripp #marvinweisbord #entrenotas
Assinar:
Postagens (Atom)