Nota!

TODOS os textos aqui publicados refletem apenas a imagem que a autora tem de David Garrett.
TODOS os créditos de imagens são mencionados quando conhecidos.
TODAS as fotomontagens são apenas ilustrativas, não refletindo uma situação real.
TODAS as fontes de matérias da mídia são mencionadas.

quarta-feira, 7 de março de 2018

A faísca do Crossover!


Em 2002, com 22 anos e reiniciando sua carreira, DG participou pela primeira vez da turnê clássica "Night of the Proms", através dos maiores salões da Alemanha, Bélgica e Holanda. Ele conta esse episódio para seu anfitrião Uwe Bahn, em uma entrevista, durante o cruzeiro no Queen Mary 2, entre 30/10 e 3/11/2017.

“A primeira vez foi em Antuérpia, lembro-me muito bem. Foi quando eu conheci Franck durante os ensaios. De repente, a produção começou. (...) Deixei o violino, olhei para o salão pela primeira vez. Fiquei nervoso e pensei: vou subir com o violino e tocar Beethoven. Todos os outros tocaram Pop Rock. Mas, naquele momento, lembrei: a boa música é intemporal e no final as pessoas gostaram. Foi a mesma música clássica em um ambiente diferente, apresentada de forma diferente e isso mudou tudo. Essa foi a faísca para mim: os jovens ouviram Beethoven; eles simplesmente se divertiram com isso. (...) Daí veio a ideia do crossover, do conceito de “Night of the Proms”, o pop rock incluindo uma orquestra clássica. Eu tive minhas reservas, pois cresci conservadoramente na música clássica e, claro, eu também tive preconceito, mas me libertei e implementei consistentemente o crossover.” (DG)

P.S. "Night of the Proms" é um festival de música organizado anualmente em várias cidades da Europa desde 1985, no qual a música clássica é combinada com pop rock. Este evento deriva do "Promenade Concert - The Proms" londrino, que existe desde 1895.

Nenhum comentário:

Postar um comentário