Maestria é “o caminho do mestre”. Uma filosofia de vida, uma busca que não tem fim e deve ser levada a sério dia após dia, pois, nem mesmo o mestre deixa de praticar diariamente. (George Leonard)
As cinco chaves da maestria ou expertise são:
Instrução: é preciso um mestre, um professor para guiar o seu aprendiz, afinal ele já conhece o caminho, mostra os atalhos, técnicas etc, poupando tempo e usando um método assertivo.
Prática: Esse com certeza é um dos principais pontos para se adquirir desenvoltura e boa execução no instrumento.
Entrega: Nada funciona bem se não houver entrega, ou seja, confiar nas instruções e praticar sem medo ou restrições, estando de corpo e alma em cada segundo de estudo.
Visualização: Saber onde se quer chegar, ter um propósito claro, imaginar a performance desejada e buscar por ela.
Limite. A prática deve ir até o limite. O limite com bom senso pode ser entendido como maior tempo que se aguenta praticar sem prejudicar a saúde e outras atividades.
Uma a uma, DG conquistou as chaves para abrir a porta da maestria e hoje está apto para ter seus aprendizes... mas, sabe perfeitamente que a performance e o conhecimento adquiridos precisam ser mantidos e aperfeiçoados continuamente; sabe que jamais vai estar completamente pronto e por isso continua lapidando dia a dia sua expertise.
Fonte: Produtividade Musical
Nenhum comentário:
Postar um comentário