O arco é um dispositivo utilizado para produção de som a partir da fricção de suas cerdas sobre as cordas do instrumento. É feito de madeira (especialmente de pau-brasil).
Há cinco séculos, o arco de um instrumento de cordas, como o violino, é feito de madeira, com uma mecha de crina de cavalo indo de uma ponta a outra. Tradicionalmente, a mecha de um arco é composta por cerca de 200 fios. A tensão e o som são regulados por um parafuso no talão, a extremidade segurada pela mão direita. Para um músico profissional, uma mecha pode durar de três meses a um ano. Os arcos não são construídos por luthiers, mas por arqueteiros. São profissões claramente distintas.
A utilização do arco é análoga à da respiração para os cantores ou para os instrumentistas de sopro, visto que seu tamanho é limitado. Os movimentos e a articulação constituem a dicção dos sons e a conexão das células rítmicas e melódicas. As nuances sonoras, o colorido e a dinâmica musical estão intimamente ligados à condução do arco e, no caso do violino, à precisão da sincronia entre os movimentos da mão esquerda e da mão direita.
Quando observamos DG tocando seu violino é comum perceber um ou mais fios fio soltos no arco. Como os fios estão tensionados, podem arrebentar devido à enorme energia empregada em algumas músicas. Nada demais, para um músico experiente! Depois é só retirar o fio, mas até para isso é preciso ter técnica.
Imagem: Night Guide
Nenhum comentário:
Postar um comentário