Os instrumentos de Stradivarius são referência mundial, porém a arte da lutheria nunca deixou de se desenvolver. Apesar de todos os mitos que cercam esses violinos, recentemente foi feito um teste cego com solistas de fama internacional; para esse exame, pesquisadores franceses submeteram 12 violinos a esses concertistas - seis modernos e seis antigos; entre os antigos estavam cinco Stradivarius originais.
Para a surpresa dos próprios concertistas, muitos preferiram os instrumentos modernos. Os solistas testaram todos os instrumentos em uma sala de concertos de 300 lugares e em uma mais ampla em Paris. Cada teste durou mais de uma hora. Os músicos não tinham como identificar visualmente os instrumentos, já que os modernos receberam um tratamento que os deixou parecendo antigos.
Os autores do experimento afirmam que seis dos dez solistas preferiram um violino moderno e um desses instrumentos se destacou dos demais. De qualquer forma o mestre Stradivarius nunca deixará de ser uma referência mundial e o valor histórico de sua obra é inestimável, já que serve até hoje como modelo para a construção de instrumentos modernos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário