DG conhece seu instrumento intimamente, sabe para que serve cada peça e qual os cuidados que deve ter com cada uma delas, conseguindo desse modo manter seu companheiro em excelente forma, para responder ao seu toque.
As principais partes de um violino são:
Queixeira: É o componente no qual o queixo é posicionado enquanto o instrumento é tocado.
Estandarte: É uma peça de madeira onde estão presas as cordas na extremidade oposta ao braço do violino.
Cavalete: É uma peça pequena e delicada, onde as cordas ficam apoiadas. A principal função desta peça é transmitir as vibrações da corda para o corpo do violino.
Espelho: O espelho é a superfície onde são posicionadosos dedos da mão esquerda para a digitação das notas.
Pestana: Fica posicionada no ínicio do espelho e é onde as cordas ficam presas.
Cravelhas: Essa parte do violino é muito importante, pois ela é responsável pela afinação grossa das cordas.
Micro afinadores: Os micro afinadores são pequenos parafusos posicionados no estandarte. Essa é uma peça que nem todos os violinos possuem, entretanto ela é responsável por uma afinação mais precisa das cordas.
Espaleira: Esta peça do violino, apesar de ser muito útil ergonomicamente, normalmente é comprada separada do violino, ela é responsável pelo apoio no ombro.
Ouvidos, Efes, ou Aberturas acústicas: São as aberturas no corpo do instrumento que permitem as vibrações do violino atingir o espaço externo e ir para os nossos ouvidos.
Alma: pequeno cilindro de madeira que evita deformidade devido à pressão das cordas, melhora a qualidade sonora, projeção e equilíbrio entre graves e agudos.
Fonte: Planeta Música
Nenhum comentário:
Postar um comentário