Nota!

TODOS os textos aqui publicados refletem apenas a imagem que a autora tem de David Garrett.
TODOS os créditos de imagens são mencionados quando conhecidos.
TODAS as fotomontagens são apenas ilustrativas, não refletindo uma situação real.
TODAS as fontes de matérias da mídia são mencionadas.

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

DG é um mestre capaz de exrair os mais diferentes sons de seu violino!


(Artigo de Helbert Matos)
“O arco é o responsável por produzir o som no violino, a fricção das cerdas nas cordas geram um atrito que produz o som peculiar que todos conhecemos. Porém existem algumas técnicas, que quando executadas geram sons distintos entre si, estas técnicas variam desde a famosa “tremida” de mão até tocar com a madeira do arco.

Coll Legno - Inusitada, consiste em virar o arco de modo com que a madeira fique sobre as cordas e a fricção da mesma produza o som.

Corda dupla - A corda dupla é uma técnica de arco, que significa basicamente tocar duas cordas ao mesmo tempo, produzindo um som uníssono.

Glissando - O violinista desliza o dedo sobre a corda e toca todas as notas dentro de um certo intervalo.

Harmônico - Assim como o vibrato também é produzido pela mão esquerda. Sua execução consiste em apoiar a polpa dos dedos em pontos estratégicos da corda, para que a leveza do toque produza um som parecido com o da flauta.

Pizzicato - Apesar de não ser uma técnica de arco, o pizzicato é executado com a mão direita. Para executá-la, os violinistas tiram o arco de sua posição original e passam a beliscar e a dar pequenos puxões nas cordas.

Sul ponticello - Outra técnica de arco, nessa o violinista passa o arco bem próximo ao cavalete, o que resulta num som brilhante e estridente.

Sul tasto - Nessa o violinista passa o arco bem próximo ao espelho, o que origina um som suave e aveludado.

Tremolo - Uma das mais bonitas, o violinista movimenta o arco bem rápido para cima e para baixo em uma determinada área (geralmente na ponta do arco), produzindo assim um som eletrizante. O pode-se também tocar o tremolo com corda dupla, o que o torna mais bonito.

Vibrato - É com certeza a técnica mais conhecida do violino. Existem 3 tipos de vibrato: o de dedo, o de punho e o de braço e consiste basicamente em fazer o som vibrar, formando uma leve flutuação na afinação da nota para cima e para baixo. Utiliza-se o vibrato de dedo nas notas de menor valor (mais rápidas), o de punho é um intermediário e o de braço é usado em notas de maior duração. Através do vibrato o músico pode expressar diversos sentimentos na música executada, como: paixão, drama, tristeza e naturalmente alegria.”

Imagem: David Garrett FB

3 comentários:

  1. O PIZZICATO é marca registrada de PAGANINI. I AM CRAZY FOR VIOLIN!
    I'M CRAZY for PAGANINI and DG.

    ResponderExcluir
  2. O PIZZICATO é marca registrada de PAGANINI. I AM CRAZY FOR VIOLIN!
    I'M CRAZY for PAGANINI and DG.

    ResponderExcluir
  3. Tengo usted en mi pensamiento todos los días. You are my Paganini.

    ResponderExcluir