DG é um especialista no toque do violino capaz de integrar qualquer tipo de orquestra ou banda. Mas, algumas qualidades especiais são exigidas de um músico que integra um grupo, seja qual for sua posição.
Pulsação: saber dividir o tempo corretamente, executar seu instrumento tocando na mesma pulsação do grupo. A pulsação é uma coisa muito difícil quando está se tocando em grupo, sejam duas pessoas, ou mais, pois, sempre, uma das grandes dificuldades é todo mundo tocar na mesma pulsação, porque cada um tem sua própria batida de coração e quando estamos agitados, cada coração bate de um modo diferente. O segredo é tocar junto com o grupo e eles o seguirão.
Afinação: todos precisam tocar na mesma afinação, para somar os instrumentos, pois, é isso que dá volume ao som, aumentando a qualidade da execução da peça e consequentemente da orquestra.
Dinâmica: imprescindível para o músico conhecer as acentuações métricas de compasso, para que não toque forte o tempo todo, ou piano o tempo todo, ou que não realize as respirações, mesmo que seu instrumento não necessite respirar para tocar. É preciso saber expressar sentimentos através da música, dentro da pulsação e tempo do grupo, crescer na hora de crescer, e diminuir na hora de diminuir.
Preparo: separar os trechos difíceis e estudar cada um até conseguir o melhor resultado, sem se preocupar com os trechos fáceis, que nem precisam ser estudados. Isto é difícil, pois requer muito preparo, uma boa instrução, concentração, e requer que o músico tenha aprendido a estudar, e não só tocar, o que são coisas muito diferentes.
Estas qualidades são imprescindíveis para qualquer músico que quer tocar em um conjunto, grupo, orquestra, quarteto de cordas ou mesmo um duo ou trio e ainda muito mais para quem quer ser o Spalla em uma grande orquestra ou o líder de uma banda, como DG!
Fonte: Centro Suzuki/Ricardo Sander
Imagem: Spalla
Imagem: Líder
Nenhum comentário:
Postar um comentário