Nota!

TODOS os textos aqui publicados refletem apenas a imagem que a autora tem de David Garrett.
TODOS os créditos de imagens são mencionados quando conhecidos.
TODAS as fotomontagens são apenas ilustrativas, não refletindo uma situação real.
TODAS as fontes de matérias da mídia são mencionadas.

quarta-feira, 13 de março de 2019

DG, Leipzig, Bach!


Florian Silbereisen apresentará estrelas, sucessos e surpresas no novo show "Alle singen Kaiser - Das große Schlagerfest" (Eurovision) ao vivo de Leipzig/Alemanha. DG é um dos convidados e o programa será no sábado, 16/mar/19 às 20h15.

Leipzig é uma cidade charmosa, um importante centro cultural com uma longa tradição na músical e tem na bagagem grandes personalidades que nasceram ou passaram por lá; aliás, o lugar transpira música por ser a cidade natal de importantes compositores como Robert Schumann e Richard Wagner. Não por acaso a localidade é palco de um importante festival anual de música. A Orquestra Gewandhaus de Leipzig é uma das orquestras mais antigas do mundo, com raízes históricas até o século XV.

Mas uma presença marcante em Lipzig é Johann Sebastian Bach, um dos mais aclamados compositores de música clássica, uma dos preferidos de DG, que lá morou na fase final de sua vida profissional, onde escreveu algumas de suas obras mais famosas. Sua presença em Leipzig é reverenciada.

A estátua em frente da Igreja de São Tomás (Tomaskirche) homenageia o compositor que lá trabalhou como kantor (músico que supervisiona a música litúrgica de uma igreja) e dentro da igreja estão os restos mortais do compositor, onde foi enterrado em 1750 (uma grande placa no chão na área atrás do altar marca o local). Bach também foi diretor musical de Leipzig.

Hoje, o Museu de Bach, em frente à igreja é incrível, com interatividade total. Há tubos metálicos pendurados na vertical, como se fossem de um órgão, e basta encostar o ouvido e em cada um deles para ouvir uma música de Johann Sebastian. O local tem várias composições de Bach sendo tocadas. Há documentos e uma maquete da Thomasschule de quando o compositor era mestre de capela da escola e da “Thomaskirche”, incluindo o regulamento que os alunos tinham que acatar.

Estar na cidade onde viveu e hoje descansa um de seus ícones, certamente vai trazer à tona a vontade de DG de compor uma sinfonia ao estilo Bach, um sonho que ele precisa apenas colocar em prática, porque já tem o conhecimento e estudo mais do que suficientes para isso. É só dizer: hoje vou começar!

Fonte: Wikipedia
Foto DG: G.Lange
Foto Bach: Wikimedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário