Nota!

TODOS os textos aqui publicados refletem apenas a imagem que a autora tem de David Garrett.
TODOS os créditos de imagens são mencionados quando conhecidos.
TODAS as fotomontagens são apenas ilustrativas, não refletindo uma situação real.
TODAS as fontes de matérias da mídia são mencionadas.

quarta-feira, 27 de março de 2019

Tentações e Autocontrole!


DG é um músico muito bem sucedido graças ao seu auto controle, força de vontade, disciplina, magnetismo, inteligência, fatores que o ajudaram a construir uma carreira de sucesso indiscutível.


Ora, ””o manual de vida bem sucedida não é segredo para ninguém, (...) - DG já nos revelou o seu inúmeras vezes - mas andar na linha não é tão simples quanto pode parecer à primeira vista: por trás das tentações há um intrincado sistema cerebral que tenta o tempo inteiro nos levar para o mau caminho, uma vez que a recompensa em fazer tudo que desejamos é o prazer.


Quando sentimos prazer a dopamina invade nosso cérebro e inunda as regiões que controlam as emoções, o aprendizado, o julgamento e o planejamento, ou seja nosso auto-controle. A dopamina provoca uma sensação de prazer tão poderosa, que queremos senti-la de novo e de novo, por isso qualquer coisa que estimule essas estruturas cerebrais, como comida, sexo, preguiça, é tentadora.


Se vamos ceder às vontades ou não, depende do nosso autocontrole, um dos fatores mais decisivos para o desenvolvimento da nossa vida (...) pois, ceder às tentações implica no modo como nosso futuro será construído. (...) aliás, a modernidade é péssima para quem quer se autocontrolar; são tantas as possibilidades(...) o mundo atual é para os descontrolados e até os nossos genes tem culpa nisso.(...)


O fato é que estudos mostram que temos uma reserva de autocontrole e precisamos aprender a gasta-la no dia a dia. O autocontrole não é uma característica constante e bem definida, que alguns tem a sorte de ter e outros não. O autocontrole depende de muitas variáveis e uma delas é a dificuldade que a pessoa sente ao se privar de alguma coisa específica. (...)


Assim, se precisamos de autocontrole para determinar o futuro, é necessário também a capacidade de manter o foco em um objetivo e se a gente cair na primeira possibilidade de prazer imediato, não vai chegar a lugar nenhum. O autocontrole é a chave para determinar o sucesso de alguém, tem tudo a ver com estratégia ou esforço consciente e PODE SER APRENDIDO. (...)


Mas... isso não quer dizer que o segredo de uma vida bem sucedida esteja em abrir mão das vontades. Precisa haver equilíbrio. De vez em quando é bom ceder às tentações e simplesmente desfrutar o momento. *O autocontrole não é meramente o ato de ser uma boa pessoa ou ser alguém responsável. É escolher a quais tentações você vai ceder e depois viver de acordo com essa escolha.*(Daniel Akst).""


Fonte: Superinteressante – ed.354 – nov/2015
Imagem: Pedro Becerra/Stageview

2 comentários:

  1. Autocontrole não é castração. É uma cousa Boa. É Sabedoria.

    ResponderExcluir
  2. Autocontrole não é castração. É uma cousa Boa. É Sabedoria.

    ResponderExcluir