Nota!

TODOS os textos aqui publicados refletem apenas a imagem que a autora tem de David Garrett.
TODOS os créditos de imagens são mencionados quando conhecidos.
TODAS as fotomontagens são apenas ilustrativas, não refletindo uma situação real.
TODAS as fontes de matérias da mídia são mencionadas.

segunda-feira, 29 de abril de 2019

Infra estrutura de um show! - parte 1


“Unlimited” começa a ser colocado em prática. DG, no palco, será o centro das atenções, mas muito mais gente tem de trabalhar duro para garantir que tudo saia bem!


O equipamento necessário costuma ser montado na véspera do show – normalmente entre 5 e 10 toneladas de parafernália como amplificadores e caixas acústicas, mais alguns milhares de metros só de fiação, embora as superproduções internacionais usem muito mais. A turnê mundial do U2, em 1997, uma das maiores da história, viajava com 500 toneladas de equipamento, incluindo 35 quilômetros de cabos só para o enorme telão!


A infra-estrutura básica para um show – seja em ambientes fechados, seja ao ar livre – pode ser dividida em quatro seções. A que exige mais cuidados é o chamado P.A. (sigla de Public Address, “endereçamento ao público”), que abrange tudo o que for voltado para emitir o som que a platéia escutará. Para os músicos ouvirem o que estão tocando, é necessário um sistema paralelo de alto-falantes, chamado retorno ou monitor.


Por fim, temos a iluminação e outros efeitos visuais, mais a estrutura do palco. O número e a potência das caixas de som depende, obviamente, das dimensões do evento e se ele será em local aberto ou fechado. Um grande show ao ar livre chega a exigir cerca de 20 caixas padrão e 30 subwoofers (especiais para freqüências graves) (...).


Além dos amplificadores e dos microfones, o equipamento inclui ainda mesas de mixagem e uma infinidade de periféricos para tratar o som e a luz: compressores, refletores, efeitos como eco e reverberação, equalizadores etc – tudo operado por uma equipe de profissionais tarimbados como o engenheiro de som, técnicos de mixagem e os iluminadores. E esta infraestrutura será montada e desmontada em cada apresentação durante a turnê.

P.S. se você olhar com atenção a foto do violino poderá perceber o mecanismo da luva protetora que DG usa.


Imagem fiação: David Garrett FB

Imagem DG: Frame video Brisant

Nenhum comentário:

Postar um comentário