Basicamente liberal na religião, quando se trata do feriado de Páscoa, a Alemanha mantém certas proibições que podem parecer medievais.
O silêncio da Sexta-Feira Santa é protegido pela Constituição alemã. O dia é silencioso e tranquilo durante a principal celebração cristã do ano, qualquer comemoração é considerada tabu. Eventos de música, dança, circos e outros semelhantes são proibidos, assim como jogos de futebol.
Entretanto, as regras variam entre os estados alemães e Berlim é particularmente descontraída. Quem não gosta das restrições pode "fugir" para a capital alemã. Os feriados de Páscoa na Alemanha tem 3 dias: sexta-feira santa (Karfreitag), domingo de Páscoa (Ostersonntag) e segunda-feira de Páscoa (Ostermontag).
Já em Mallorca, a Semana Santa é cheia de rituais e procissões que remontam de séculos. E os mais importantes acontecem em Palma. Observar a recriação da Paixão de Cristo nas ruas de Palma e no resto da ilha é tão excitante quanto aterrorizante.
Na quinta-feira, milhares de pessoas se aglomeram nas ruas de Palma para ver as procissões solenes de 'Crist de la Sang' realizadas por irmandades que fazem o seu caminho de penitência pelas ruas da cidade.
Na sexta-feira é realizada uma encenação da Paixão de Cristo nos degraus da Catedral de Palma, seguido pela procissão do Enterro Santo.
No domingo de Páscoa, acontece a alegre "Procissão do Santo Encontro" que representa a reunião de Jesus ressuscitado com sua mãe.
O domingo depois da Páscoa é o “Domingo do Anjo”, quando, tradicionalmente, o pão é distribuído entre os pobres. As famílias e amigos se reúnem para compartilhar uma refeição ao ar livre.
Fonte: Alemanices / ABC Mallorca
Imagem: Pinterest sem crédito
Nenhum comentário:
Postar um comentário