A mobilidade dos dedos da mão produz-se pelos grupos musculares que estão no antebraço (chegam aos dedos através dos tendões) e os que estão dentro da própria mão. Cuidar adequadamente desta musculatura intrínseca, situada na própria mão, preparando-a, antes de tocar, mediante os exercícios de flexibilidade e alongamentos e, depois de tocar, com alongamentos, permite um trabalho muito mais equilibrado e saudável.
Exercícios de mobilidade dos dedos antes de tocar e alongamento depois de tocar ajudam a manter uma maior amplitude de movimentos e uma melhor coordenação e independência dos dedos; exercitar-se com bolas chinesas tonifica a musculatura e combina o trabalho de grande parte dos músculos que movimentam a mão com o relaxamento; rotação dos braços são exercícios que combinam movimentos em todas as articulações (dedos, pulso, cotovelo e ombros); flexões de cabeça preparam a musculaturas anterior e posterior do pescoço, que normalmente acumulam maior tensão ao tocar, para suportar a carga; inclinação da cabeça é movimento que não se costuma realizar de forma simétrica durante a prática instrumental e, portanto, convém compensá-lo, com exercícios; a rotação do pescoço permite o trabalho de amplitude articular, preparando a musculatura para a ação instrumental; subir a abaixar os ombros, aquece as estruturas de uma região que acumula muita tensão ao tocar; torção de tronco e braços permite o trabalho conjunto da coluna e das extremidades.
DG sabe perfeitamente que manter seu conjunto de músculos em perfeito funcionamento não é uma tarefa simplista nem agradável, exige muita trabalho físico e força de vontade... uma força do tamanho da sua vontade de continuar tocando.
Fonte: Corpo e Violino
https://www.corpoeviolino.com.br/exercicios/1-exercicios-de-flexibilidade-para-antes-de-tocar-aquecimento-geral/?fbclid=IwAR3ISRf_JwIeGZpBQW9N-8_DXy94SsLH3VrBRNmah6jbe_aSd-uI9YCYvpg#1518199861870-07f54822-6f33
https://www.corpoeviolino.com.br/pesquisa/1-introducao/
Imagem: Pinterest
Nenhum comentário:
Postar um comentário