Nota!

TODOS os textos aqui publicados refletem apenas a imagem que a autora tem de David Garrett.
TODOS os créditos de imagens são mencionados quando conhecidos.
TODAS as fotomontagens são apenas ilustrativas, não refletindo uma situação real.
TODAS as fontes de matérias da mídia são mencionadas.

sábado, 18 de maio de 2019

Musicoterapia!

“A música é o coração da Vida. Através dela fala o amor. Sem ela não há bem possível e com ela tudo é harmonioso”. Franz Liszt

Hoje, a música se tornou uma indústria de consumo gigantesca e muitos de nós nunca paramos para pensar nos efeitos que a música pode ter em nossas vidas. Tão pouco refletimos sobre o potencial terapêutico da música que ainda não foi totalmente desvendado e sequer cogitado por muitos. É aí que reside a Musicoterapia, uma técnica terapêutica que pode ajudar pessoas com dificuldade de comunicação, depressão e até mesmo problemas de memória!

Musicoterapia é o uso da música num contexto clínico, educacional e social para prevenção e apoio a problemas de saúde, promovendo qualidade de vida e bem-estar. É um processo efetuado entre paciente e musicoterapeuta, um profissional qualificado que utiliza elementos constituintes da música (ritmo, melodia e harmonia), preparado para despertar potenciais interiores e resgatar o papel de cada indivíduo Alguns dos objetivos terapêuticos mais relevantes consistem em facilitar e promover comunicação, relacionamento, aprendizado, mobilização, expressão e organização.

Apesar de sempre agir como um bálsamo terapêutico, desde o princípio da história humana, a terapia musical surgiu como disciplina no século XX, logo depois da Segunda Guerra Mundial. A musicoterapia é internacionalmente reconhecida como uma atividade clínica e regulamentada no âmbito das profissões da saúde.

Existem diversos benefícios que podem ser proporcionados pela musicoterapia como promover o bem estar, gerenciar o estresse, aliviar a dor, expressar sentimentos, melhorar a memória, melhorar a comunicação, promover a reabilitação física, melhorar a socialização, melhorar a qualidade de vida, sendo que a ciência comprova os seus resultados em casos de doenças cardíacas, transtornos neurológicos, acidente vascular cerebral, demência, Alzheimer, amnésia, afasia, autismo, vida social, entre outros.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Musicoterapia

https://minutosaudavel.com.br/musicoterapia/

Imagem: Michael Kremer/Snapart

Nenhum comentário:

Postar um comentário