Nota!

TODOS os textos aqui publicados refletem apenas a imagem que a autora tem de David Garrett.
TODOS os créditos de imagens são mencionados quando conhecidos.
TODAS as fotomontagens são apenas ilustrativas, não refletindo uma situação real.
TODAS as fontes de matérias da mídia são mencionadas.

domingo, 28 de julho de 2019

Sonata!

BEETHOVEN é um dos músicos clássicos que DG conheceu ainda criança e contribuiu na formação do virtuoso que hoje apreciamos. “Sonata ao Luar” é o apelido pelo qual é conhecida sua bela Sonata No.14 em C menor. Sonata é um termo que deriva do idioma italiano, embora as suas origens mais remotas estejam no latim sonāre. Uma sonata é uma obra musical que costuma combinar dois temas que produzem um contraste, um tipo de composição musical para um único instrumento ou para pequeno conjunto. Normalmente, a sonata é dividida em três partes relacionadas entre si. 

Sonata Barroca ou Sonata em Trio é uma formação musical, que foi especialmente popular no fim do século XVII e início do século XVIII, composta normalmente para dois instrumentos melódicos solistas e baixo contínuo, totalizando as três partes que deram o nome ao conjunto. Os instrumentos melódicos utilizados são quase sempre dois violinos. 

O classicismo estabeleceu a Forma Sonata, uma composição elaborada para instrumentos solistas, composta em três estilos de movimentos: dois rápidos e um lento, sendo um deles mais tradicional. Seguiam-se estas etapas na composição de uma sonata: exposição, desenvolvimento, re-exposição. Esse tipo de arte foi desenvolvida pela Escola Clássica de Viena e tinha como compositores principais: Mozart, Haydn, Beethoven e sua principal característica era provocar grandes contrastes através de variações de tons e temas, causando sensação de dramaticidade às composições. Durante o período se tornou padrão utilizar a Forma Sonata, sempre no primeiro movimento de uma sinfonia. 

Fonte: https://harmoniaproducoes.blog.br/o-que-e-sonata/ https://blog.guitarpedia.com.br/o-que-e-sonata-e-forma-sonata-pt1/

Nenhum comentário:

Postar um comentário