Tocar violino é uma difícil arte, que exige uma prática imensa e constante para alcançar o nível de um virtuose; que exige uma correta postura de corpo e mãos, pois só assim haverá agilidade, força e leveza ao mesmo tempo, tudo isso sem sacrificar os músculos.
Assim sendo, o corpo deve estar ereto com as pernas afastadas distribuindo o peso do corpo ou então com a perna direita um pouco a frente e com o peso do corpo apoiado na perna esquerda. O violino deve ser colocado em cima da clavícula esquerda e com a queixeira na mandíbula. Jamais entortar a cabeça que deverá ficar na posição ereta. O cotovelo esquerdo deve estar no mesmo prumo do pé esquerdo. O violino deve estar na posição horizontal, paralelo ao solo. Segurar o arco corretamente é muito importante para uma boa execução. O indicador direito controla a pressão do arco nas cordas, o que afeta o volume e o timbre do instrumento. O violinista precisa manter todo o corpo relaxado, à vontade. Tudo isso, entretanto, indica um violinista praticamente estático!
Bem, esta é a teoria que DG subverte completamente! Basta apreciar alguns de seus últimos vídeos para ficar maravilhado com sua mobilidade no palco, a capacidade e facilidade incrível que ele tem de tocar violino com destreza e virtuosismo ao mesmo tempo, caminhando pelo palco, subindo e descendo escadas ajoelhando-se no chão, sentando-se em degraus, ou sobre um pequeno banco, ou em um sofá, ou ainda sobre o piano, dobrando e levantando em ângulos que nos prendem a respiração, como se o corpo malhado de 1,93 metros de altura fosse feito de silicone... e tudo isso sem enganar-se com uma única nota ou acorde!
É simplesmente espetacular, uma delícia apreciar sua naturalidade para lidar com seu corpo enquanto toca, através de uma linguagem própria, singular que se une à música executada, compondo um quadro indissociável... corpo e alma tocando e sendo tocados ao mesmo tempo pela Música!
Fonte: Violino Vermelho/Samuel Rolim
http://www.violinovermelho.com.br/blog/postura-linguagem-corporal/#page-content
Nenhum comentário:
Postar um comentário