“Turnê é uma série de apresentações em várias cidades; cada noite em um palco, uma excursão, um pacote de viagem no melhor estilo “pé na estrada”, como DG tanto ama!
As turnês são extremamente necessárias para promover o lançamento do disco na mídia, formar ou consolidar o público e gerar renda. A passagem do artista pela cidade resulta em pauta na mídia local – jornal, rádio, televisão – e gera receita com a venda de ingressos, discos, camisas e afins. Também é uma oportunidade para o contato pessoal do artista com o seu público através de uma seção de autógrafos após a apresentação ao vivo.
O início da organização de uma turnê deve começar pelo fechamento de um evento importante que justifique o investimento. Pode ser um show num grande festival, um marco na carreira do artista, o lançamento de um novo projeto musical, por exemplo. Esse evento será o marco inicial que indicará o período e a região da turnê. A partir daí, considerando o roteiro e a época, demais shows serão fechados em cidades e países que sejam viáveis.
Para visitar uma cidade ou país, o artista precisa ter um parceiro local nesta empreitada comercial, um produtor que queira contratá-lo, trazer o artista e sua banda para o país/cidade... e então, acertado tudo com o gerente de turnê.
Jörg Kollenbroich – JK - é o gerente de turnê de DG, o profissional responsável pela logística para a realização de uma série de concertos. O gerente de turnê define o espaçamento entre as datas e quais shows vão ser em quais dias.
Jk deve programar a agenda de concertos com antecedência por dois motivos: o primeiro, de ordem estratégica, para conseguir entrar na programação dos principais festivais e casas de show. Eventos importantes começam a fechar a programação com seis meses de antecedência. Se o evento é internacional, o prazo é de um ano de antecedência; o segundo, de ordem econômica, para conseguir pacotes promocionais para transporte e hospedagem.
“Unlimited”, programada para durar um ano e meio, estreou na Alemanha em 4 de maio e já levou DG pelos países de língua alemã, depois Polônia, Estados Bálticos, Ásia e, pela primeira vez, para a Austrália. Para 2020, França, Reino Unido e Estados Unidos estão na agenda.
Fonte: Wikihow
https://www.wz.de/nrw/burscheid-und-region/koeln_leverkusen/david-garretts-unlimited-tour-in-koeln-darauf-duerfen-sich-fans-freuen_aid-37674163?utm_medium=referral&utm_source=Facebook&fbclid=IwAR365QSS57c7IOgyOA1amJkKgeaF_W3wUkfcmKzF2SHnJkLEK-Y-4jfsf74&utm_campaign=share#Echobox=1553578054?utm_source=facebook&utm_medium=referral&utm_campaign=share
Imagem DG: Pinterest sem crédito
Nenhum comentário:
Postar um comentário