Nota!

TODOS os textos aqui publicados refletem apenas a imagem que a autora tem de David Garrett.
TODOS os créditos de imagens são mencionados quando conhecidos.
TODAS as fotomontagens são apenas ilustrativas, não refletindo uma situação real.
TODAS as fontes de matérias da mídia são mencionadas.

segunda-feira, 14 de outubro de 2019

Stairway to heaven... or to helll?


Stairway to Heaven é a canção mais tocada de todos os tempos, nas rádios e nos test drives de guitarra em lojas de instrumentos! A música tocou mais de três milhões de vezes em rádios de todo o mundo entre os anos de 1971 e 2000. O disco no qual a música está inserido, Led Zeppelin “IV”, vendeu mais de 37 milhões de cópias em todo o planeta e é o terceiro mais vendido nos USA. A música parece possuir magia... magia que enfeitiçou também DG, que lhe deu um arranjo ao seu estilo, para incluí-la em seu álbum Unlimited.

Stairway to Heaven é a mais celebrada criação da banda de rock inglesa Led Zeppelin. A extensa canção (7min55) fala sobre uma dama que acredita que tudo o que brilha é ouro e está comprando uma escada para o paraíso; foi escrita majoritariamente por Robert Plant e a melodia composta pelo guitarrista Jimmy Page. Há quem considere esta canção como o trabalho mais emblemático do gênero rock. A revista Rolling Stone classificou Stairway to heaven com a 31ª colocação no ranking das 500 melhores músicas de todos os tempos. E a música, tem uma estória conturbada, que corre pelo tribunais dos USA.

O Led Zeppelin foi uma banda inglesa que revolucionou o rock pesado dos anos 70. A banda foi criada em 1968, em Londres, pelo guitarrista Jimmy Page, pelo vocalista Robert Plant, o baterista John Bonham e o baixista e tecladista John Paul Jones. O grupo inglês consolidou o hard rock, mais tarde transmutado em heavy metal O Led Zeppelin criou fama e também o manual do “mau comportamento” para roqueiros com excursões e festas com farto consumo de drogas, bebidas e mulheres. Quando o álbum duplo “Physical Graffiti” chegou às lojas em 24 de fevereiro de 1975, o Led Zeppelin já passava por turbulências que prenunciavam a dissolução da banda, que terminou em dezembro de 1980, três meses depois da morte de Bonham.

Em 2015, o Led Zeppelin foi acusado de plagiar a melodia "Taurus", música instrumental do Spirit, na introdução de "Stairway to Heaven". Em junho de 2016, a corte americana decidiu que “Stairway to Heaven” não infringia os direitos autorais da composição criada pelo guitarrista Randy California (Randy Wolfe, já falecido). Em setembro de 2018, porém, a conclusão obtida dois anos antes foi refutada. Analisado por outros três juízes, o cenário do caso mudou. Para eles, os responsáveis pelo julgamento anterior ofereceram “instruções jurídicas equivocadas”, e exigiram uma nova avaliação. Em um pré julgamento foi acrescentado ao processo que apesar de existir uma similaridade entre as duas músicas, de acordo com a antiga lei federal, as partes contestadas precisam ser praticamente iguais e como não são, Jimmy Page, Robert Plant, John Paul Jones e John Bonham não serão punidos. O departamento de justiça não se manifestou em defesa do Led Zeppelin e a ordem para um novo julgamento continua, dando prosseguimento a essa batalha legal que se arrasta.

Enquanto isso, a música continua sendo tocada e admirada por fãs em todo o planeta, incluindo DG!

Fontes:
https://cultura.estadao.com.br/noticias/musica,led-zeppelin-enfrentara-novo-julgamento-por-plagio-em-stairway-to-heaven,70002525166
https://rollingstone.uol.com.br/noticia/juri-decide-stairway-to-heaven-nao-plagio/
https://www.ebiografia.com/led_zeppelin/
Imagem: sem crédito na web

Nenhum comentário:

Postar um comentário