Stairway to Heaven é a canção mais tocada de todos os tempos, nas rádios e nos test drives de guitarra em lojas de instrumentos! A música tocou mais de três milhões de vezes em rádios de todo o mundo entre os anos de 1971 e 2000. O disco no qual a música está inserido, Led Zeppelin “IV”, vendeu mais de 37 milhões de cópias em todo o planeta e é o terceiro mais vendido nos USA. A música parece possuir magia... magia que enfeitiçou também DG, que lhe deu um arranjo ao seu estilo, para incluí-la em seu álbum Unlimited.
Stairway to Heaven é a mais celebrada criação da banda de rock inglesa Led Zeppelin. A extensa canção (7min55) fala sobre uma dama que acredita que tudo o que brilha é ouro e está comprando uma escada para o paraíso; foi escrita majoritariamente por Robert Plant e a melodia composta pelo guitarrista Jimmy Page. Há quem considere esta canção como o trabalho mais emblemático do gênero rock. A revista Rolling Stone classificou Stairway to heaven com a 31ª colocação no ranking das 500 melhores músicas de todos os tempos. E a música, tem uma estória conturbada, que corre pelo tribunais dos USA.
O Led Zeppelin foi uma banda inglesa que revolucionou o rock pesado dos anos 70. A banda foi criada em 1968, em Londres, pelo guitarrista Jimmy Page, pelo vocalista Robert Plant, o baterista John Bonham e o baixista e tecladista John Paul Jones. O grupo inglês consolidou o hard rock, mais tarde transmutado em heavy metal O Led Zeppelin criou fama e também o manual do “mau comportamento” para roqueiros com excursões e festas com farto consumo de drogas, bebidas e mulheres. Quando o álbum duplo “Physical Graffiti” chegou às lojas em 24 de fevereiro de 1975, o Led Zeppelin já passava por turbulências que prenunciavam a dissolução da banda, que terminou em dezembro de 1980, três meses depois da morte de Bonham.
Em 2015, o Led Zeppelin foi acusado de plagiar a melodia "Taurus", música instrumental do Spirit, na introdução de "Stairway to Heaven". Em junho de 2016, a corte americana decidiu que “Stairway to Heaven” não infringia os direitos autorais da composição criada pelo guitarrista Randy California (Randy Wolfe, já falecido). Em setembro de 2018, porém, a conclusão obtida dois anos antes foi refutada. Analisado por outros três juízes, o cenário do caso mudou. Para eles, os responsáveis pelo julgamento anterior ofereceram “instruções jurídicas equivocadas”, e exigiram uma nova avaliação. Em um pré julgamento foi acrescentado ao processo que apesar de existir uma similaridade entre as duas músicas, de acordo com a antiga lei federal, as partes contestadas precisam ser praticamente iguais e como não são, Jimmy Page, Robert Plant, John Paul Jones e John Bonham não serão punidos. O departamento de justiça não se manifestou em defesa do Led Zeppelin e a ordem para um novo julgamento continua, dando prosseguimento a essa batalha legal que se arrasta.
Enquanto isso, a música continua sendo tocada e admirada por fãs em todo o planeta, incluindo DG!
Fontes:
https://cultura.estadao.com.br/noticias/musica,led-zeppelin-enfrentara-novo-julgamento-por-plagio-em-stairway-to-heaven,70002525166
https://rollingstone.uol.com.br/noticia/juri-decide-stairway-to-heaven-nao-plagio/
https://www.ebiografia.com/led_zeppelin/
Imagem: sem crédito na web
Nenhum comentário:
Postar um comentário