Hoje, DG toca em Tallinn a pequena e agradável capital da Estônia, no mar Báltico, o centro cultural do país. O local preserva sua cidade antiga murada de paralelepípedos, com cafeterias e lojas, bem como a Kiek in de Kök, uma torre de defesa do século 15. Sua prefeitura gótica, construída no século 13 com uma torre de 64 m de altura, fica na praça principal da cidade histórica. A Igreja de São Nicolau é um monumento do século 13 que exibe arte eclesiástica.
O centro de vida da cidade é a agitada Raekoja Plats, a praça do mercado que data do século 11; lá estão muitos agradáveis cafés e restaurantes, a sisuda prefeitura gótica do século 14 e a farmácia Raepteek, que abriu as portas em 1422. Um pouco mais ao norte está a torre da igreja Oleviste, que ao seu tempo já foi o mais alto edifício do mundo, com 159 metros de altura. Em Toompea há uma alta concentração de atrações, como a igreja luterana Toomkirk (de 1219), a bela catedral ortodoxa russa Alexander Nevsky, a torre Pikk Herman e o castelo Toompea. Porém, nada se compara a se perder nas ruas e vielas tortuosas da área, com prédios medievais jogando sombras sobre os paralelepípedos do calçamento... é um deslumbre!
E uma curiosidade brasileira: nas águas de Tallinn o Brasil conquistou dois ouros olímpicos na vela, nas classes 470 (Eduardo Penido e Marcos Soares) e Tornado (Lars Bjorkstrom e Alex Welter), nos Jogos Olímpicos de Moscou, em 1980.
Fonte: https://viagemeturismo.abril.com.br/cidades/tallinn/
Imagem Taillinn: http://www.nosnomundo.com.br/2014/10/por-que-visitar-tallinn-a-capital-da-estonia/
Imagem DG: Pinterest sem crédito
Nenhum comentário:
Postar um comentário