Nota!

TODOS os textos aqui publicados refletem apenas a imagem que a autora tem de David Garrett.
TODOS os créditos de imagens são mencionados quando conhecidos.
TODAS as fotomontagens são apenas ilustrativas, não refletindo uma situação real.
TODAS as fontes de matérias da mídia são mencionadas.

quarta-feira, 20 de novembro de 2019

"As Quatro Estações"

Vivaldi deu rédea livre à sua criatividade nas peças de “"As Quatro Estações", publicadas em 1725 em Amsterdam. Estas foram as quatro primeiras de uma série de doze concertos para violino intituladas “A disputa entre harmonia e invenção” todos escritos entre 1723 e 1725.

“As quatro estações” expõe uma narrativa musical simples conhecida como “programa”, forma que foi adotada por muitos compositores na era romântica. Na versão publicada Vivaldi tornou o programa explícito incluindo quatro sonetos, cada um falando sobre uma das estações, que são descritos musicalmente.

Primavera: Três violinos solo imitam pássaros chilreando e regatos murmudando. Um terceiro movimento alegre sugere uma festa primaveril com dança.

Verão: Sons tranquilos evocam o calor do verão, com insetor zumbindo, um cuco e uma cotovia. Acordes menores e subtons drmáticos evocam uma tempestade de verão.

Outono: O rápido movimento capta a agitação de uma festa da colheita interrompida por um violino solo que representa um “bêbado cambaleante”.

Inverno: Violinos céleres expressam dentes e pés batendo e as escalas rápidas e a dissonância sugerem aragens frias e vendavais de inverno. DG, sendo o virtuoso que é, interpreta com sua alma poética "As Quatro Estações"!

Fonte: O Livro da Música Clássica – pg.97/9 Imagem: http://www.revistaqualimovel.com.br/noticias/espaco-das-americas-recebe-apresentacoes-de-david-garrett

Nenhum comentário:

Postar um comentário