DG disse em talkshow na NDR que este ano passa o Natal em Berlim... ora, a cidade já está no clima natalino, os supermercados estão cheios de produtos típicos, as feiras de natal começam, as ruas e lojas já estão enfeitadas e o Natal dos alemães é um pouco diferente do Natal brasileiro!
Adventszeit - As diferenças entre alemães e brasileiros começam no período pré-natal, que na Alemanha é chamado de Adventszeit (período do advento), dura cerca de quatro semanas e tem quatro domingos. Além disto, há uma série de costumes e tradições relacionados com o período do advento, quando se tem em casa uma coroa de pinheiro decorada com 4 velas. As velas são acesas gradativamente nos domingos do advento, numa espécie de contagem regressiva. No primeiro domingo do advento acende-se a primeira vela, no segundo domingo acende-se a do domingo anterior + uma segunda vela e assim por diante até o Natal. Nestes dias geralmente as famílias se reúnem para um almoço ou café quando as velas são acesas.
Adventskalender - Outra tradição natalina alemã é o Adventskalender (Calendário do Advento). Este é um calendário que vai do dia primeiro ao dia 24 de dezembro. Cada dia tem uma janelinha fechada, as quais devem ser abertas nos seus respectivos dias. Atrás de cada janela esconde-se uma surpresa, sendo que a do dia 24 é a maior.
Biscoitos Natalinos - Fazer biscoitos natalinos também é tradição. No período de natal os mercados enchem suas prateleiras com os acessórios – livros de receita, pincéis, forminhas com formato de árvore de natal, estrela, botinha etc. – para preparar os biscoitos. Há diversas receitas, mas algumas são bem tradicionais como Zimtsterne (estrelinhas de canela) ou Vanillekipferl (biscoito amateigado com baunilha) e as crianças ajudam a fazer os biscoitinhos.
Dia de São Nicolau - Na Alemanha em 6 de dezembro é comemorado o dia de São Nicolau. Principalmente as crianças comemoram esta data. Neste dia (ou melhor na noite anterior) as crianças devem colocar seus sapatinhos atrás da porta, pois São Nicolau trará chocolate, doces e lembrancinhas que deixará nos sapatinhos. Nicolau, um bispo nascido na cidade de Myra (na Turquia) ficou conhecido por sua generosidade e afinidade com as crianças. Este bispo foi santificado pela igreja católica e é considerado pela mesma o verdadeiro Papai Noel.
Weihnachtsmärkte - as Feirinhas de Natal - Uma tradição que acalenta o coração são as feirinhas de Natal, que atrai todo mundo, independente do frio inclemente da noite que chega às 16h30. Nessas feirinhas são vendidas decorações de Natal, como bolas decorativas de vidro pintadas à mão, produtos artesanais, brinquedos de madeira, comidas e bebidas típicas natalinas, como Lebkuchen (biscoitos de gengibre) e Glühwein.
Glühwein e Stollen - Destaque para esses dois produtos muito famosos nesta época. O Glühwein é a bebida genuína dos Mercados de Natal, bem parecido com o nosso quentão de vinho, é feito de vinho tinto seco, canela, cravo, rodelas de laranja e açúcar e muito aromático. O Stollen é como o panetone, com praticamente os mesmos ingredientes, mas em formato de pão.
Decorações de Natal - Além das árvores de Natal, velas e das grinaldas do Advento existem as Lebkuchenhäuser, casinhas de pão de gengibre decoradas com doces; bonecos quebra-nozes; berços; Schwibbogen, peças em formato de meia lua feitas de madeira onde são colocadas velas e que mostram cenas da história do Natal ou tradições locais; Weihnachtspyramide, ou Pirâmides de Natal, que servem também para colocar velas, mas que contam cenas sobre o Natal.
O dia 24 de dezembro - Este é o dia mais importante do Natal, é quando as famílias se reúnem (como no Brasil). A diferença é que tradicionalmente a árvore de natal, pinheiros naturais, é montada e decorada somente neste dia, nas casas das pessoas. As acontecem, normalmente, entre as 20h, 22h. É comum, mesmo para famílias não religiosas, irem à missa nesse dia, principalmente se há crianças na família, para que elas entendam o significado e a estória por trás do Natal. A ceia em família é simples e não existe um prato típico.
Erster Weihnachtsfeiertag e zweiter Weihnachtsfeiertag - O dia 25 de dezembro é chamado de “Primeiro Dia do Natal” e é neste dia que geralmente as pessoas preparam ganso ou pato assado, acompanhado com repolho roxo cozido e batatas cozinhas, refinado com especiarias e Klösse podendo ser recheado com maçãs, castanhas, cebolas ou ameixas secas. E tem também o “Segundo Dia de Natal” (zweiter Weihnachtsfeiertag) que é no dia 26 de dezembro. É mais um dia de feriado, mas já não tem tanta tradição, as pessoas simplesmente aproveitam o dia livre.
Sternsinger - Após o Natal, entre os dias 27 de dezembro a 6 de janeiro, grupos de coral compostos por quatro pessoas cantam na porta de várias casa e coletam dinheiro para a caridade. Três pessoas se vestem de Reis Magos e a outra carrega uma estrela, simbolizando a estrela de Belém. Depois do canto, eles marcam a porta da casa em giz branco com a inscrição “20*C+M+B+17”, o ano e as iniciais dos três Reis Magos: Caspar, Melchior e Balthasar. Essa marcação simboliza que a casa está protegida e é considerado de má sorte apagá-la, deve sair sozinha com o tempo.
Fontes:
https://simplesmenteberlim.com/tradicoes-de-natal-na-alemanha/?fbclid=IwAR3iDTJtCB0xR5I9r41AF4KCD_JNwgAgaq3NHJcVgv2Yc_qSLW-eJNuA-xk
https://kleincarolina.com/2017/12/01/natal-na-alemanha/
Imagem: https://www.myspass.de/shows/tvshows/tv-total/Adventskonzert-mit-David-Garrett-und-Stefan--/20449/
Nenhum comentário:
Postar um comentário