Nota!

TODOS os textos aqui publicados refletem apenas a imagem que a autora tem de David Garrett.
TODOS os créditos de imagens são mencionados quando conhecidos.
TODAS as fotomontagens são apenas ilustrativas, não refletindo uma situação real.
TODAS as fontes de matérias da mídia são mencionadas.

terça-feira, 17 de dezembro de 2019

Beethoven: Hoje é seu dia de Batismo!


Ludwig van Beethoven é um dos mais influentes compositores de música clássica no mundo. A data de seu nascimento é um mistério, só se sabe que ele foi batizado em 17 de dezembro de 1770, na cidade de Bonn.

Cedo começou a aprender piano, órgão e violino, e aos 7 anos dava seu primeiro concerto. Aos 12 anos já compunha peças com títulos inusitados, como Canção para um bebê de peito, ou, mais tarde, Elegia pela morte de um poodle. Em 1792, Beethoven viajou para Viena, onde residiria até o fim da vida. Ele morreu em 26 de março de 1827, possivelmente de cirrose hepática.

Outro enigma em sua vida é seu relacionamento com as mulheres; embora nunca tenha se casado, Beethoven estava sempre envolvido em relacionamentos amorosos e cartas de amor a uma dama desconhecida, eternizada como “amada imortal” foram encontradas em seu espólio.

Também é difícil classificá-lo: Classico ou Romântico? Ele levou a era do classicismo musical vienense ao ápice – e isso foi também o seu fim. O criador de olhar penetrante e juba desgrenhada é considerado um revolucionário musical e um pioneiro do movimento romântico.

Ele era insuportável e isso é um fato, de um jovem alegre, de disposição tipicamente renana, com o avançar da idade ele se tornou um ser cada vez mais rabugento e colérico, atribuindo à surdez essa deterioração de seu humor.

Beethoven era um perfeccionista que não compunha para seus contemporâneos, mas para a posteridade. Fez uma única ópera que precisou de 3 revisões até ser aceita. Gostava de filosofia, literatura e política.

Ao todo, Beethoven deixou nove sinfonias – número relativamente pequeno, no entanto, sua influência na história da música é incontestável, e nenhuma grande orquestra que se preze deixa de ter todas em seu repertório.

Aos 27 anos de idade, Beethoven começou a apresentar sintomas de deficiência auditiva, aos 48 estava completamente surdo. Assim escreveu 9 Sinfonia e apesar de ter "regido" a estreia, em 7 de maio de 1824 (com a despercebida assistência de um músico amigo), ele não conseguiu escutar nem a execução nem o frenético aplauso que a coroou.

Apesar disso, seguiu compondo. Apoiado em sua ampla experiência anterior e dotado de ouvido absoluto, ele era capaz de escutar mentalmente as notas e suas combinações.

Fonte: DW
https://www.dw.com/pt-br/dez-fatos-e-mist%C3%A9rios-em-torno-de-ludwig-van-beethoven/a-19066682
Imagem original Beethoven: http://ra.smartsantander.eu/ficha.php?id=MON420

Nenhum comentário:

Postar um comentário