DG foi abençoado com uma beleza singular que adicionada ao seu grande talento, desperta sentimentos intensos e inspira ações que vão desde a contemplação reverente e silenciosa até ousadias de todos os tipos.
Ora, é praticamente impossível para a maioria de nós imaginar que ser bonito demais pode ser algo negativo, a ponto de prejudicar vários aspectos da vida de alguém. Mas para uma dupla de psicólogas da Universidade da Carolina do Norte/USA, que analisaram centenas de estudos sobre o assunto realizados nas últimas décadas, a beleza traz suas maldições.
A beleza é algo que carrega uma espécie de aura. Quando vemos alguém com um atributo positivo, nosso subconsciente, por associação, acredita que aquela pessoa também tem outras qualidades, o que explicaria o fenômeno coletivo da premissa: "tudo o que é bonito é bom".
Ora, no ambiente de trabalho, um rosto pode realmente selar o seu destino. Considerando-se todas as variáveis, foi descoberto que as pessoas mais atraentes tendem a ganhar melhor e a subir mais rápido na carreira do que aqueles considerados fisicamente pouco interessantes. Nos tribunais, a beleza também exerce seu fascínio. Réus mais bonitos têm mais chances de obter penas mais leves ou até serem absolvidos.
Entretanto, apesar da beleza ser algo favorável na maioria das circunstâncias, há situações em que ela atrapalha. Enquanto homens bonitos podem ser considerados bons líderes, certos preconceitos de gênero costumam atrapalhar as mulheres atraentes, diminuindo suas chances de serem contratadas para cargos mais elevados, que requerem autoridade.
E, como é de se esperar, os bonitões também são vítimas da inveja, que atrai muitos dissabores. Mais preocupante ainda é o fato de a beleza poder prejudicar a saúde: as doenças são encaradas com menos seriedade quando afetam os belos. Ao tratarem de pacientes com dores, por exemplo, os médicos tendem a descuidar das pessoas mais bonitas.
Concentrar-se demais na aparência também pode ser prejudicial se isso criar estresse e ansiedade – mesmo entre aqueles que já são abençoados com esse atributo, pois, isso pode alterar experiências e relações pessoais.
A "bolha" criada em volta da beleza também pode criar isolamento. Uma pesquisa americana mostrou que as pessoas tendem a se afastar quando cruzam com uma pessoa bonita na rua, evitando interação.
Por isso, como você pode imaginar, beleza ajuda, mas não é um passaporte carimbado para a felicidade.
Resumo: BBC Future/David Robson
Nenhum comentário:
Postar um comentário