“Seria um pecado não repartir, sendo que Deus nos dá tanto”, costumava dizer São Nicolau, padroeiro das crianças, das moças solteiras, dos marinheiros, dos viajantes, da Rússia, Grécia e Turquia. Além disso, é honrado em cidades da Itália, Holanda, Suíça, Alemanha, Áustria e Bélgica. Sua festa se celebra neste dia 6 de dezembro.
Diferentemente do que se imagina, este ícone de bondade é quem realmente é considerado pelo catolicismo o verdadeiro Papai Noel. Sem barriga rechonchuda, nem roupa vermelha ou botas pretas, o bom velhinho das noites de Natal era alto, esbelto, vestia um tipo de batina branca e mitra, comuns aos bispos da sua época. Nascido na Turquia, na cidade de Demre, antigamente conhecida como Myra, Nicolau é personagem de diversas lendas. A mais conhecida se refere ao dia em que ele teria presenteado três irmãs com um saco de moedas de ouro, o qual teria jogado pela chaminé da casa da família. Com este dote, as meninas se livraram da prostituição e conseguiram bons casamentos.
Na Alemanha ele é Nikolaus e seu dia é comemorado há cinco séculos. Nesta data especial, todos participam da celebração, que recorda a força do amor e caridade. As crianças são especialmente homenageadas, deliciando-se com o clima festivo, saboreando os chocolates e doces que lhes são presenteados.
Em Berlim, a igreja de São Nicolau é uma das mais antigas, mas várias cidades também homenageiam o Santo com belas igrejas em seus centros históricos como Hamburgo, Lübeck e Amsterdam, por exemplo.
Fontes:
https://www.acidigital.com/noticias/hoje-a-igreja-celebra-sao-nicolau-padroeiro-das-criancas-60593
https://www.dw.com/pt-br/europa-comemora-o-dia-de-são-nicolau/a-1048876
Imagem Igreja São Nicolau Berlim: https://pt.dreamstime.com/foto-de-stock-igreja-de-s%C3%A3o-nicolau-em-berlim-image60479361
Nenhum comentário:
Postar um comentário