Nota!

TODOS os textos aqui publicados refletem apenas a imagem que a autora tem de David Garrett.
TODOS os créditos de imagens são mencionados quando conhecidos.
TODAS as fotomontagens são apenas ilustrativas, não refletindo uma situação real.
TODAS as fontes de matérias da mídia são mencionadas.

domingo, 15 de dezembro de 2019

Ida Haendel, "A Dama do Violino", aniversaria hoje!


"De onde David tira seu talento? Você teria que perguntar a Deus. Eu acredito que é algo místico ... algo além do que sabemos.” A “Dama do Violino” foi professora de DG e uma enorme influência na formação do violinista clássico que deslumbra plateias. Durante anos Ida testemunhou e apoiou o desenvolvimento de DG como um de seus mentores altamente estimados e assim passou a conhecer suas qualidades musicais melhor do que a maioria. Hoje é seu aniversário!

Ida Haendel nasceu na Polônia em uma família judia em 15/12/1928. Aos 5 anos, ganhou a Medalha de Ouro do Conservatório de Varsóvia e a Competição Hubermann, tocando o Concerto para Violino de Beethoven. Aos 7 anos, foi finalista da Competição Wieniawski com virtuosi como Ginette Neveu e David Oistrakh (na época, com 16 e 27 anos, respectivamente). Esse prestígio lhe permitiu estudar com Carl Flesch em Londres (entre 1935 e 1939) e George Enescu em Paris. Em 1937, ela estreou em Londres sob a batuta de Sir Henry Wood, recebendo a aclamação da crítica mundial. Desde então, Ida Haendel apareceu no The Proms* 68 vezes.

Depois disso, Ida estreou nos EUA e mudou para o Canadá. Ela publicou sua autobiografia “Woman with Violin” (1970), onde fala sobre sua infância e trajetória difícil nos dias de Hitler e ainda das condições nos concertos feitos para as tropas de guerra. Ida Haendel foi a primeira solista ocidental convidada à China depois da Revolução Cultural. Em 1979, mudou para Miami (EUA.

A “Dama do Violino” foi nomeada Comandante da Ordem do Império Britânico (CBE) pela Rainha Elizabeth II e recebeu um doutorado honorário do Royal College of Music. Na televisão, sua vida foi objeto de documentários como Ida Haendel: A Voyage of Music (1988), I Am The Violin (2004) e Ida Haendel: This Is My Heritage (2011).

Suas principais gravações ganharam elogios da crítica, em especial sua performance do Concerto de Sibelius, que provocou uma carta de seu compositor: “Eu parabenizo a você pelo grande sucesso, mas acima de tudo eu parabenizo a mim, a que meu concerto tenha achado um intérprete de seu raro padrão”. Fonte: Violinos de Salto

https://violinosdesalto.wordpress.com/2016/06/08/ida-haendel-biografia/#jp-carousel-2494
Imagem original Pinterest

Nenhum comentário:

Postar um comentário