"De onde David tira seu talento? Você teria que perguntar a Deus. Eu acredito que é algo místico ... algo além do que sabemos.” A “Dama do Violino” foi professora de DG e uma enorme influência na formação do violinista clássico que deslumbra plateias. Durante anos Ida testemunhou e apoiou o desenvolvimento de DG como um de seus mentores altamente estimados e assim passou a conhecer suas qualidades musicais melhor do que a maioria. Hoje é seu aniversário!
Ida Haendel nasceu na Polônia em uma família judia em 15/12/1928. Aos 5 anos, ganhou a Medalha de Ouro do Conservatório de Varsóvia e a Competição Hubermann, tocando o Concerto para Violino de Beethoven. Aos 7 anos, foi finalista da Competição Wieniawski com virtuosi como Ginette Neveu e David Oistrakh (na época, com 16 e 27 anos, respectivamente). Esse prestígio lhe permitiu estudar com Carl Flesch em Londres (entre 1935 e 1939) e George Enescu em Paris. Em 1937, ela estreou em Londres sob a batuta de Sir Henry Wood, recebendo a aclamação da crítica mundial. Desde então, Ida Haendel apareceu no The Proms* 68 vezes.
Depois disso, Ida estreou nos EUA e mudou para o Canadá. Ela publicou sua autobiografia “Woman with Violin” (1970), onde fala sobre sua infância e trajetória difícil nos dias de Hitler e ainda das condições nos concertos feitos para as tropas de guerra. Ida Haendel foi a primeira solista ocidental convidada à China depois da Revolução Cultural. Em 1979, mudou para Miami (EUA.
A “Dama do Violino” foi nomeada Comandante da Ordem do Império Britânico (CBE) pela Rainha Elizabeth II e recebeu um doutorado honorário do Royal College of Music. Na televisão, sua vida foi objeto de documentários como Ida Haendel: A Voyage of Music (1988), I Am The Violin (2004) e Ida Haendel: This Is My Heritage (2011).
Suas principais gravações ganharam elogios da crítica, em especial sua performance do Concerto de Sibelius, que provocou uma carta de seu compositor: “Eu parabenizo a você pelo grande sucesso, mas acima de tudo eu parabenizo a mim, a que meu concerto tenha achado um intérprete de seu raro padrão”.
Fonte: Violinos de Salto
https://violinosdesalto.wordpress.com/2016/06/08/ida-haendel-biografia/#jp-carousel-2494
Imagem original Pinterest
Nenhum comentário:
Postar um comentário