Nota!

TODOS os textos aqui publicados refletem apenas a imagem que a autora tem de David Garrett.
TODOS os créditos de imagens são mencionados quando conhecidos.
TODAS as fotomontagens são apenas ilustrativas, não refletindo uma situação real.
TODAS as fontes de matérias da mídia são mencionadas.

sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

Meu primeiro telefone!


Hoje em dia já não restam dúvidas de que brincar é fundamental para o desenvolvimento infantil. Além de propiciar a interação social, as brincadeiras são essenciais para diversos aspectos na infância. Brincando, a criança se desenvolve, aprende a conviver socialmente, se arrisca a conhecer o novo, explora sua criatividade, trabalha sua sensibilidade e comunicação e conhece o mundo à sua volta.

Nos aos 80, década em que DG nasceu e foi criança, ainda não existiam internet, smartphones ou wi-fi, os brinquedos e brincadeiras eram diferentes. Naquele universo, o telefone era um elemento mágico no desenvolvimento da criança. Ao telefone de brincar ela faz muitos desabafos e resolve muitos conflitos interiores, pois, existe ali uma relação afetiva importante. Quando a criança brinca com o telefone ela faz um monólogo e explora as suas emoções. Ela é verdadeiramente ela. E os benefícios disso se projetam para além da infância, na vida adulta.

Entre as brincadeiras alemãs tradicionais estão o "Topfschlagen" (em tradução livre "acerte o pote": um prêmio - geralmente doces ou um pequeno brinquedo - é escondido dentro de uma panela ou um pote e a criança vendada deve mover-se pela sala, apoiada nas mãos e nos joelhos, batendo no chão com a colher para tentar encontrar o "prêmio), "Wurfkastanien" (uma brincadeira que envolve castanhas e flâmulas sendo lançadas em um alvo ou cesta), "Sardinen" (uma brincadeira que se assemelha ao esconde-esconde; uma criança é escolhida para esconder-se, quando uma das crianças encontrar a que estiver escondida, ela deve esconder-se com ela no mesmo local, mesmo que tenham que se espremer como sardinhas. O jogo termina quando todas as crianças descobrirem o esconderijo), além de adivinhações, jogos de dados, combinações, quiz.

Fontes: 
http://www.psicologia.spo.com.br/Textos_desenvolvimento_infantil.htm
https://carolhipolito.wordpress.com/2010/05/26/brincadeira-telefone-sem-fio/
https://www.ehow.com.br/brincadeiras-criancas-alemas-lista_30657/
Imagem original David Garrett FB

Nenhum comentário:

Postar um comentário