DG tem Bach como seu ídolo! Uma das obras mais originais e interessantes do compositor é conhecida como “Variações Goldberg” que comporta uma série de mistérios e enigmas, seu título original nos dá algumas pistas deles: “Ária com diversas transformações para cravo a dois manuais”.
Composta por volta de 1740 a pedido do Conde Hermann-Karl von Keyserling, que adorava ouvir música ao cravo em suas noites de insônia. Seu cravista particular, Johann Gottlieb Goldberg, teria sido o primeiro a executar a obra e a história o homenageou associando-o à composição. Foi uma das raras obras de Bach a ser publicada durante sua vida e um dos poucos trabalhos que lhe renderam um bom pagamento.
A base da obra é uma Ária escrita em forma binária, formando uma obra tranquila e de base harmônica invariável. O fato da Ária ter 32 compassos e a obra ter 32 seções (Ária, 30 variações e a volta da Ária) faz com que notemos que a ideia de Bach é ampliar 32 vezes o tema a ser transformado.
Como muitas obras escritas por Bach, as “Variações Goldberg” foram raramente tocadas até o século XX. Com o surgimento do CD e a ampliação da minutagem da mídia os artistas se viram livres para respeitar integralmente o texto original. Os cravistas embarcaram na fama que a obra obteve no piano revelando todas as suas belezas neste instrumento.
Você nunca ouviu, experimente… é bem legal e dá para entender porque DG gosta tanto da música de Bach!
https://www.youtube.com/watch?v=XUXdIa8V6PM
Variações de Goldberg/Andras Schiff
https://www.youtube.com/watch?v=sbOwhF1hFcg
Fonte: https://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:ndGdUhWCXscJ:https://www.gazetadopovo.com.br/vozes/falando-de-musica/bach-e-suas-variacoes-goldberg-o-triunfo-da-arquitetura/+&cd=2&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br
Imagem Bach: http://www.jjotademoraes.com.br/2014/09/bahc-um-cerebro-musical-sem-paralelos/
Imagem DG: InfoMusic
Nenhum comentário:
Postar um comentário