Nota!

TODOS os textos aqui publicados refletem apenas a imagem que a autora tem de David Garrett.
TODOS os créditos de imagens são mencionados quando conhecidos.
TODAS as fotomontagens são apenas ilustrativas, não refletindo uma situação real.
TODAS as fontes de matérias da mídia são mencionadas.

sábado, 8 de fevereiro de 2020

Bach e suas variações misteriosas!


DG tem Bach como seu ídolo! Uma das obras mais originais e interessantes do compositor é conhecida como “Variações Goldberg” que comporta uma série de mistérios e enigmas, seu título original nos dá algumas pistas deles: “Ária com diversas transformações para cravo a dois manuais”.

Composta por volta de 1740 a pedido do Conde Hermann-Karl von Keyserling, que adorava ouvir música ao cravo em suas noites de insônia. Seu cravista particular, Johann Gottlieb Goldberg, teria sido o primeiro a executar a obra e a história o homenageou associando-o à composição. Foi uma das raras obras de Bach a ser publicada durante sua vida e um dos poucos trabalhos que lhe renderam um bom pagamento.

A base da obra é uma Ária escrita em forma binária, formando uma obra tranquila e de base harmônica invariável. O fato da Ária ter 32 compassos e a obra ter 32 seções (Ária, 30 variações e a volta da Ária) faz com que notemos que a ideia de Bach é ampliar 32 vezes o tema a ser transformado.

Como muitas obras escritas por Bach, as “Variações Goldberg” foram raramente tocadas até o século XX. Com o surgimento do CD e a ampliação da minutagem da mídia os artistas se viram livres para respeitar integralmente o texto original. Os cravistas embarcaram na fama que a obra obteve no piano revelando todas as suas belezas neste instrumento.

Você nunca ouviu, experimente… é bem legal e dá para entender porque DG gosta tanto da música de Bach!

Variações de Goldberg/João Carlos Martins
https://www.youtube.com/watch?v=XUXdIa8V6PM

Variações de Goldberg/Andras Schiff
https://www.youtube.com/watch?v=sbOwhF1hFcg

Fonte: https://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:ndGdUhWCXscJ:https://www.gazetadopovo.com.br/vozes/falando-de-musica/bach-e-suas-variacoes-goldberg-o-triunfo-da-arquitetura/+&cd=2&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br
Imagem Bach: http://www.jjotademoraes.com.br/2014/09/bahc-um-cerebro-musical-sem-paralelos/
Imagem DG: InfoMusic

Nenhum comentário:

Postar um comentário