Muitas pessoas quando falam ou se dirigem a DG o chamam de Maestro, está correto?
Maestro (mestre em italiano; feminino: maestrina) ou regente é alguém que rege uma orquestra ou coro. O termo também é aplicado a um virtuose ou grande compositor, mas trata-se apenas de uma deferência especial, se ele não tiver o preparo exigido para a função.
O maestro como conhecemos hoje surgiu no Romantismo musical, quando a massa orquestral ou coral tomou grandes proporções. Por meio de expressões gestuais, o maestro conduz o grupo de músicos em suas atividades durante um concerto, bem como o ritmo da melodia e tom das notas musicais, para que exista sintonia durante a execução da música. O maestro é o responsável por garantir a harmonia da apresentação e por promover a unidade da expressão artístico-musical do grupo, com todos os seus instrumentos e vozes.
Para exercer a função de maestro, o profissional precisa dominar o conhecimento musical em vários de seus aspectos, como o bom domínio da partitura, compreensão de gêneros e estilos musicais, ter boa análise musical, entendimento de harmonia, contraponto etc. Além disso, o maestro deve ter uma apurada percepção sonora, para distinguir aquilo que está conduzindo e se preparar em todos os aspectos citados acima.
Um maestro exerce suas funções em bandas, orquestras e coros musicais, mas também pode trabalhar em teatros, casas de show, institutos artístico-culturais e escolas de música. Sua atuação pode ser desde em bandas locais, coros de igrejas e pequenos teatros e casas de show até em grandes espetáculos, concertos e teatros, fixos ou itinerantes. O maestro também pode dirigir a execução da trilha sonora de obras cinematográficas.
A batuta é o instrumento pelo qual o maestro rege a orquestra. Só quem é preparado para utilizar apropriadamente uma batuta é realmente um maestro.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Maestro
https://querobolsa.com.br/carreiras-e-profissoes/maestro
Nenhum comentário:
Postar um comentário