Nota!

TODOS os textos aqui publicados refletem apenas a imagem que a autora tem de David Garrett.
TODOS os créditos de imagens são mencionados quando conhecidos.
TODAS as fotomontagens são apenas ilustrativas, não refletindo uma situação real.
TODAS as fontes de matérias da mídia são mencionadas.

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

Oferendas!


DG e todas as celebridades geralmente recebem um montão de presentes de fãs, que vão desde bichos de pelúcia, doces, itens de moda, eletrônicos, jóias e muito mais. Fãs dão presentes a seus ídolos para se preencher, para ter em troca atenção, amor. Não para preencher o outro, mas porque as pessoas têm uma tremenda necessidade de se conectar com aquele que idolatra e, porque não percebem que a relação entre fã e celebridade existe apenas na mente do primeiro.

Presentes são dados àqueles com quem desejamos ter um relacionamento. Um presente é então símbolo do valor dessa relação e, para evitar qualquer tensão ou constrangimento, os presentes devem ser reembolsados de alguma forma. Isso significa que dar um presente inevitavelmente cria dívidas e sentimos que nosso ídolo tem um laço conosco.

Assim, quando um fã se aproxima de seu famoso ao invés de interagir normalmente com ele, prefere lhe entregar um mimo, sem perceber que talvez essa pessoa espere dele alguma reação normal, de verdadeira aproximação e que não conseguir essa simples interação pode ser frustrante para o ídolo.

Na verdade, essas são situações onde a celebridade é uma fonte de prazer ao qual o fã não imagina oferecer algo verdadeiro a não ser as “oferendas” que ele tem mais prazer em dar do que o ídolo tem em receber. É um prazer unilateral. Para o ídolo só resta então contabilizar este fã como mais um número que engrossa sua cadeia de consumidores, juntar mais um presente a uma montanha de outros que inevitavelmente não o farão mais feliz, ocuparão um espaço que ele talvez não tenha disponível para acomodá-los e acabarão sendo doados ou enviados a uma empresa que se encarregará de distribuí-los adequadamente ou ainda colocá-los em um contêiner alugado, pois, com o passar dos anos, o número de “oferendas” aumenta na mesma proporção que a fama.

Muitos fãs esquecem que um sorriso verdadeiro, uma palavra adequada, um olhar de admiração sincero e profundo teriam um efeito mais duradouro e profundo na mente do ídolo, criando uma lembrança duradoura, capaz de provocar felicidade quando fosse acessada.

Fonte: BBC News/O Psicólogo
https://www.bbc.com/news/magazine-21835118
http://blog.opsicologo.com.br/2017/05/passar-vida-idealizando-alguem.html?fbclid=IwAR0w5KPQ5exEXAlmXvWZraexoZVdEhDDdcNKAQJxa2AtKLlM59sl4cnmenQ

Nenhum comentário:

Postar um comentário