Nota!

TODOS os textos aqui publicados refletem apenas a imagem que a autora tem de David Garrett.
TODOS os créditos de imagens são mencionados quando conhecidos.
TODAS as fotomontagens são apenas ilustrativas, não refletindo uma situação real.
TODAS as fontes de matérias da mídia são mencionadas.

sábado, 22 de fevereiro de 2020

Para uma longa vida útil!


DG leva seus violinos para checkups periódicos com o mestre Andreas Post, em sua oficina em Amsterdã. Nestas visitas, o luthier realiza uma vistoria detalhada dos instrumentos, reparando e regulando os “pequenos” com muita dedicação, paciência e conhecimento técnico.

Para tanto o mestre precisa conhecer as necessidades específicas de cada instrumento, pois, tem em suas mãos a responsabilidade de tornar os instrumentos adaptados e perfeitos para receber em suas vibrações os tons musicais solicitados pelo seu exigente guardião. Para isso, mão firmes e ferramentas especiais são primordiais, veja só:

• bancada de trabalho, serra tico-tico, grampos de fixação, tupia manual, aspirador de pó, serrotes e serras, ferramentas multifunção (para furar, fixar tarraxas, etc); ferro de solda; bloco de madeira (para raiar escala); alicates variados (especialmente para cortar os trastes); limas e grosas (para fazer o perfil do braço e dar forma ao corpo); raspadores (scrapers – excelentes para fazer o ajuste fino no perfil do braço); esquadros e réguas de vários tamanhos; martelo com ponta de latão ou borracha; estilete; lixas de vários grãos; cola para madeira; cola instantânea.

Todas estes “auxiliares” ajudam a detectar e reparar qualquer problema que possa surgir ao longo dos períodos de uso constante do violino. E, claro, DG tem de complementar esse cuidado altamente especializado, com o seu próprio cuidado diário, afinal os violinos respondem a essa constante atenção com uma sonoridade singular e inigualável, além de longa vida útil!

Fonte: https://www.lojatoolbras.com.br/blog/a-profissao-luthier-e-as-ferramentas-necessarias/
Imagem: David Garrett Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário