Jakob Ludwig Felix Mendelssohn Bartholdy, conhecido como Felix Mendelssohn (Hamburgo, 3/2/1809 — Leipzig, 4/11/1847), foi um compositor, pianista e maestro alemão do início do período romântico. Algumas das suas mais conhecidas obras são a suíte Sonho de uma Noite de Verão (que inclui a famosa marcha nupcial), dois concertos para piano, dois concertos para violino, cerca de 100 Lieder, a abertura As Hébridas, as sinfonias Italiana e Escocesa, e os oratórios Paulus e Elias entre outros.
Começou estudar piano aos 6 anos e a compor aos nove anos, quando fez sua primeira aparição pública; cresceu num ambiente de intensa efervescência intelectual. As maiores mentes da Alemanha foram visitas frequentes da casa de sua família. Com seu desenvolvimento musical tornou-se um notável maestro.
Uma paixão não correspondida pela soprano sueca Jenny Lind pode ter contribuído para a morte de Felix Mendelssohn, que tinha uma saúde precária, aos 38 anos de idade, Embora o músico tenha frequentemente se apresentado com um temperamento feliz e plácido, Mendelssohn tinha muitos ataques de temperamento que ocasionalmente levavam ao colapso.
A apreciação do trabalho de Mendelssohn se desenvolveu nos últimos 50 anos, Uma grande parte das 750 obras de Mendelssohn ainda não havia sido publicada na década de 1960, mas a maioria delas já foi disponibilizada.
DG tocou Mendelssohn em sua primeira visita ao Japão, aos 16 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário