DG é um mestre do crossover, um gênero musical que mistura elementos de estilo clássico com música popular. O termo "classical crossover", em Inglês, foi cunhado por gravadoras na década de 1980. Definido como um gênero, ganhou popularidade na década de 1990 e adquiriu a sua própria lista na Billboard.
Tudo começou em 1975 quando a banda Queen atingiu o estrelato com o álbum “A Night at the Opera”, que apresentou a canção "Bohemian Rhapsody", um grande clássico na qual Freddie Mercury fundiu o rock and roll com a ópera e criou aquela que é, até hoje, considerada uma das maiores gravações musicais da história. Mais tarde, o termo "crossing over" seria criado por Scott Paul-Young, agente do teatro britânico, para descrever melhor a música. Malcolm Middleton criou a ideia de uma banda misturar ópera tradicional com música pop e dance no início de 2000.
Apesar de muitas controvérsias e críticas em relação ao crossover clássico, não se pode negar que ele tem contribuído cada vez mais para a difusão da música de concerto e a eliminação do seu rótulo de “música para a elite”.
Projetos de música clássica para multidões, geralmente utilizam o recurso do crossover para atrair o grande público e isso tem ocorrido com cada vez mais frequência em diferentes orquestras e bandas pelo mundo.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Crossover_cl%C3%A1ssico
http://radios.ebc.com.br/caderno-de-musica/2018/02/crossover-classico-e-o-tema-do-caderno-de-musica-deste-sabado
Nenhum comentário:
Postar um comentário