Nota!

TODOS os textos aqui publicados refletem apenas a imagem que a autora tem de David Garrett.
TODOS os créditos de imagens são mencionados quando conhecidos.
TODAS as fotomontagens são apenas ilustrativas, não refletindo uma situação real.
TODAS as fontes de matérias da mídia são mencionadas.

segunda-feira, 2 de março de 2020

Febre de Liszt!


Franz Liszt sempre foi conhecido por ser um talentoso músico, estudou piano desde cedo, além de desenvolver habilidades com o violino, o celo e o violão; mas também era homem de grande generosidade, amigo fiel e apoio eficiente de todos os talentos novos. Tinha ampla cultura literária e filosófica além de ser um homem extremamente sedutor! 

Em 1839, Franz Liszt começou a fazer diversas viagens pela Europa, por mais de oito anos. Esse período é conhecido por ser o período mais genial de Liszt, como pianista, tendo recebido diversas honrarias e muita admiração. Foi exatamente durante esse período que foram reportadas intensas reações dos fãs de Liszt, sendo essas reações chamadas de Lisztomania. A primeira vez em que se registrou tal frenesi foi em Berlim/1841.

O fenômeno da da Febre de Liszt ou Lisztomania se caracterizava por uma histérica (a histeria no século 19 era associada ao desejo sexual) reação às performance de Liszt em seus concertos; relatos descreviam uma espécie de êxtase místico que arrebatava toda a audiência do concerto, com diversas pessoas brigando fisicamente por seus lenços e luvas, mulheres lutando por pedaços de seus cabelos, e, sempre que uma das cordas de seu piano quebrava, fãs desesperados subiam ao palco para conseguir um pedaço, para fazer braceletes. Nas ruas, era possível ver pessoas usando broches e camafeus com fotos do músico. Certa vez, Liszt jogou no chão da rua, o resto de um charuto, sob o olhar de diversas mulheres, que lutaram para conseguir aquele souvenir. Uma delas chegou a encapsular um chumaço da erva do charuto num medalhão com as iniciais "F.L." escritas com diamantes.

Um jornal de Munique/1843 descreve: “A febre de Liszt é um contágio que atinge toda cidade que o artista visita, da qual nem a idade nem a sabedoria podem proteger”... bem, parece que hoje não é muito diferente...

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lisztomania
Imagem Lisz: https://redmayor.wordpress.com/2018/04/11/franz-liszt-1811-1886-2/
Imagem DG: PInterest

Nenhum comentário:

Postar um comentário