Nota!

TODOS os textos aqui publicados refletem apenas a imagem que a autora tem de David Garrett.
TODOS os créditos de imagens são mencionados quando conhecidos.
TODAS as fotomontagens são apenas ilustrativas, não refletindo uma situação real.
TODAS as fontes de matérias da mídia são mencionadas.

quarta-feira, 25 de março de 2020

Feliz Aniversário Mestre Béla Bartók!



Béla Viktor János Bartók foi um desses homens excepcionais não só como grande artista, mas também pela hombridade moral poucas vezes igualada na história da arte em geral. Coube-lhe viver numa época tumultuada, entre duas guerras mundiais que devastaram o mundo ocidental, em que os mais ferozes atos foram cometidos e isso influiu decisivamente em sua música. Seu maior sofrimento foi no decorrer do período de 1930, quando os nazistas dividiram a humanidade em raças autoproclamando-se superiores.

Compositor, pianista e etnomusicólogo húngaro, Bartók (25/3/1881-26/9/1945) foi um mestre na fusão da música erudita com a popular. Começou a compor aos 9 anos. Depois de se formar na Academia de Música de Budapeste, viajou muito como concertista e coletou canções folclóricas em todo o leste da Europa, que gravou e classificou. De 1907 a 1934 trabalhou como professor de piano na Academia de Música de Budapeste.

Pesquisou também a música folclórica do mundo árabe, o que influenciou fortemente suas composições, como o trio Contrastes (1938). Deu concertos nos Estados Unidos, na Europa e na União Soviética. Emigrou para os Estados Unidos em 1939, onde morreu.

Sua obra inclui peças para teatro, balé, coral, música de câmara, uma ópera e concertos para piano e orquestra, como o Concerto para Orquestra e a sonata Música para Instrumentos de Corda, Percussão e Celesta. Produz ainda Mikrokosmos, coleção de peças para piano destinadas a estudantes, que resume sua linguagem musical. No fim da vida adotou um estilo romântico, que lhe trouxe grande êxito.

É considerado um dos compositores mais importantes do século XX e junto com Franz Liszt os maiores compositores da Hungria. Através de sua coleção e estudo analítico de música folclórica, ele foi um dos fundadores da musicologia comparada, que mais tarde se tornou etnomusicologia.

DG tem em seu repertorio clássico oficial duas músicas de Béla Bartók: Concerto para Violino nº 1 e Romanian Folk Dances, as quais não tem áudio ou vídeo disponível.

Fontes:
http://www.renatacortezsica.com.br/compositores/bartok.htm
https://www.algosobre.com.br/biografias/bela-bartok.html
Imagem Béla Bartók:  https://www.henle.de/blog/en/files/2019/10/Bartok_Bela_AKG22258.jpg
Imagem DG: Pinterest sem crédito

Nenhum comentário:

Postar um comentário