Em muitas entrevistas já vimos DG ficar encabulado, sem graça, esconder o rosto, ficar ruborizado. Ora, quem fica facilmente vermelho diante de um constrangimento geralmente se incomoda com o fato por acreditar que está transmitindo uma imagem de insegurança e timidez excessiva. Mas a realidade é outra e bem positiva, segundo a ciência.
De acordo com um estudo sobre comportamento humano publicado no Journal of Personality and Social Psychology, pessoas que ficam com o rosto vermelho ao se sentirem envergonhadas são consideradas mais confiáveis. E tem mais: é comprovado que elas também são mais generosas.
Mas, afinal por que ficamos vermelhos quando estamos envergonhados? O rubor ou a vermelhidão no rosto em um momento de acanhamento acontece porque o organismo libera adrenalina, uma substância que provoca o enrubescimento da pele por aumentar o fluxo e dilatar os vasos sanguíneos do rosto. O fenômeno também acontece quando levamos um susto ou passamos medo.
O processo é involuntário porque é acionado pelo sistema nervoso simpático. Além do rosto vermelho, momentos de constrangimento ainda são acompanhados por aceleração da respiração, aumento dos batimentos cardíacos e maior produção de suor.
Mas acredite, Freud, o pai da psicanálise, demonstrava outras características para as pessoas que enrubescem. Em palavras gerais, há uma associação direta entre o rubor e os indivíduos que demonstram o que sentem com maior facilidade.
Talvez seja por esse motivo que de maneira até inconsciente julgamos essa pessoa mais digna de confiança, temos a impressão de que ela responde verdadeiramente ao nosso estímulo.
Fonte:
https://www.vix.com/pt/ciencia/548107/pessoas-que-ficam-vermelhas-de-vergonha-sao-confiaveis-e-mais-generosas-diz-estudo?utm_source=next_article
Imagem: Pinterest
Nenhum comentário:
Postar um comentário