Um estúdio de gravação é uma instalação física destinada à gravação de som. Idealmente, o espaço é projetado de forma a obter as propriedades acústicas desejadas — difusão sonora, baixo nível de reflexões, reverberação adequada etc.
Diferentes tipos de estúdios se adequam às necessidades mais exigentes de gravações de bandas e artistas, dublagens e sons para filmes, e mesmo a gravação de uma orquestra. Um estúdio de gravação típico consiste de uma sala, o "estúdio" propriamente dito, onde os instrumentistas e vocalistas fazem suas execuções e a "sala de controle", onde estão os equipamentos de gravação e manipulação do som.
Geralmente existem salas menores chamadas "cabines de isolamento", que se prestam à acomodação de instrumentos altos como uma bateria ou amplificadores de guitarra, de modo a isolá-los da captação dos microfones que capturam o som dos outros instrumentos ou vocalistas.
Para músicos como DG, é bastante confortável ter um pequeno estúdio para gravações e ensaios pessoais, um “home studio” em casa. Tais estúdios geralmente direcionam sua estrutura para as necessidades específicas de seu proprietário.
Os primeiros “home studios” modernos surgiram em meados da década de 1980, com o advento de gravadores, sintetizadores e microfones mais acessíveis. O fenômeno floresceu com a queda dos preços de equipamentos e acessórios MIDI e mídias de armazenamento digitais de baixo custo.
Um passo muito importante é escolher bem qual lugar da casa será utilizado como estúdio, alguns cômodos como quartos ou escritórios tendem a ter uma acústica natural interessante para gravações.
No começo de abril, tempos de isolamento, vimos DG e Franck trabalhando nas gravações iniciais de seu novo projeto, no apartamento de DG, em Berlim.
Fonte: http://fabiomazzeu.com/estudio-de-gravacao/
Imagem: Vídeo gravação Dangerous
Nenhum comentário:
Postar um comentário