Nascido em 22 de abril de 1916, Nova York, EUA - faleceu em 12 de março de 1999, Berlim, Alemanha), tendo sido um dos principais virtuosos do violino no século XX. Naturalizou-se suíço em 1970 e britânico em 1985.
Yehudi Menuhin foi creditado por introduzir milhões de pessoas na música clássica e por ultrapassar os limites de seu ofício; foi fundador de inúmeros festivais, escolas de música e patrocinador das artes, tendo se envolvido em inúmeras causas, promovendo questões ambientais e justiça social, além de ser um escritor prolífico.
Embora suas interpretações de obras clássicas, como o Concerto para Violino de Beethoven, tenham sido recebidas com entusiasmo onde quer que fossem realizadas, Menuhin também estava ansioso por "escapar das fronteiras da rigidez e do preconceito", explorando músicas de diferentes culturas e estilos.
Seu talento como intérprete e maestro foi acompanhado por sua preocupação com a humanidade e, o mais impressionante, por seu trabalho como educador, tendo entre seus alunos um David Garrett adolescente, em cujas mãos certamente depositou uma sementinha chamada “sem limites”!
Fonte: https://www.menuhinschool.co.uk/school/information/yehudi-menuhin
Imagem: https://www.classicalmpr.org/story/2017/04/04/vote-for-your-favorite-violin-concertos
Nenhum comentário:
Postar um comentário