Nota!

TODOS os textos aqui publicados refletem apenas a imagem que a autora tem de David Garrett.
TODOS os créditos de imagens são mencionados quando conhecidos.
TODAS as fotomontagens são apenas ilustrativas, não refletindo uma situação real.
TODAS as fontes de matérias da mídia são mencionadas.

terça-feira, 21 de abril de 2020

O breu no arco do violino!


Como qualquer violinista DG deve cuidar de seu instrumento com aplicação para obter o melhor som e isto inclui saber como aplicar o breu no arco do violino. 

O breu é composto por resina e serve basicamente para aumentar a aderência do arco nas cordas do instrumento. Uma boa aplicação dele nas crinas auxilia a extração de um som mais limpo e firme. Existem diversos tipo de breu, alguns mais claros e outros mais escuros com diferentes graus de aderência. O breu ideal para cada um irá depender do tipo de corda do violino.

Para aplicá-lo, começa-se pela região do talão (a parte inferior do arco), com movimentos pequenos que vão passando pelo meio até a ponta. Observa-se então o arco de frente para ver se o produto está espalhado de maneira uniforme pela região da crina.

É importante passá-lo por toda crina e isso deve ser feito com o arco tensionado, não podendo passar o breu com as crinas soltas ou frouxas. Uma dica é fazer o movimento girando o breu para que ele não fique marcado com os caminhos que o arco percorre. Isso evita o desperdício do produto, já que a área das extremidades dele não ficará inutilizada.

Para conferir se o produto foi corretamente aplicado uma dica é encostar o dedo levemente na crina. Se sair um pó branco é por que o breu está bem passado. Por fim, é preciso lembrar que é necessário limpar o arco na hora de guardar o instrumento pois o excesso de breu pode danificar a madeira, tanto a do arco como a do próprio violino.

DG sabe que cuidar de seu arco adequadamente tem uma significativa importância para mantê-lo saudável e com uma longa vida útil, principalmente neste tempos de pau brasil em extinção!

Nenhum comentário:

Postar um comentário