Em seu repertório oficial DG toca Lied “Vocalise” op. 34 nº14, Concerto nº 2, Paganini Variações para violino e orquestra nr 18, Paganini Rhapsody do mestre Sergei Rachmaninoff.
O nome Sergei Rachmaninoff é frequentemente associado ao seu instrumento de escolha: o piano; e por um bom motivo, já que o compositor russo dedicou a maior parte de sua produção musical ao teclado. No entanto, Rachmaninoff também se interessou por ópera e música, e até conduziu em várias ocasiões seus próprios trabalhos e os de seu ídolo e mentor, Tchaikovsky. Viveu entre a Rússia e os Estados Unidos, angústia e exílio, virtuosismo e composição.
Após a revolução de 1917, Rachmaninoff, sua esposa e seus dois filhos deixaram a Rússia e se mudaram para os Estados Unidos. Um novo começo para o músico: ele parou de compor quase inteiramente e se dedicou à sua carreira como pianista virtuoso, permitindo-lhe sustentar sua família.
Isso foi por escolha ou por necessidade? Seja como for, a reputação de Rachmaninoff como um lendário pianista virtuoso o seguia onde quer que fosse, seja na Inglaterra, na França ou nos Estados Unidos. Esse virtuosismo pode ser ouvido até hoje, com quase 10 horas de gravações fonográficas de Rachmaninoff se apresentando, preservadas e até remasterizadas.
Se quiser saber mais:
https://www.facebook.com/davidgarrettentrenotas/posts/353122301971383?__tn__=-R
https://www.francemusique.fr/en/sergei-rachmaninoff-10-little-things-you-may-not-know-about-composer-22630
Nenhum comentário:
Postar um comentário