No alvorecer do século passado, com o esgotamento do Romantismo, diferentes tendências musicais surgiram no horizonte. No bojo da crise da música tonal, antagonizaram-se aqueles que partiam em busca de um novo meio de expressão com aqueles que ainda tinham no antigo sistema seu veículo de expressão artística.
Na música russa da primeira metade do século XX, este antagonismo é especialmente simbólico quando constatamos que o ousado Igor Stravinsky foi contemporâneo do nostálgico Serguei Rachmaninov. Porém, entre os atrevimentos da música nova e o conservadorismo do Romantismo tardio havia um caminho do meio e foi por esta senda que o pianista e compositor soviético Serguei Prokofiev trilhou sua carreira artística.” (Texto de Leonardo Martinelli/Revista Concerto-ago/2011)
Prokofiev (23/4/1891 – 5/3/1952) foi um dos compositores mais celebrados do século XX, sendo mais conhecido por obras como o balé Romeu e Julieta, as óperas O Amor das Três Laranjas, Guerra e Paz, a composição infantil Pedro e o Lobo e duas trilhas sonoras para filmes de Sergei Eisenstein. Precoce, mostrou-se talentoso no piano e na composição.
O virtuoso pianista nasceu no Império Russo, viajou o mundo em turnês e voltou à terra local, a então União Soviética. Em seus últimos anos, enfrentou dificuldades financeiras e de saúde. Foi uma das figuras mais importantes da música soviética, sendo caracterizado por Igor Stravinsky como o maior compositor russo de sua época, além do próprio Stravinsky!
Em seu repertório clássico oficial, DG interpreta o Concerto para Violino nº 1 em D-menor, op.19 e a Sonata nº 2, op.94 do mestre compositor.
Fontes:https://www.concerto.com.br/noticias/arquivo/acervo-concerto-vida-de-serguei-prokofiev
https://pt.wikipedia.org/wiki/Serguei_Prokofiev
Imagem Seguei Prokofiev: https://pt.wikipedia.org/wiki/Serguei_Prokofiev#/media/Ficheiro:Sergei_Prokofiev_03.jpg
Imagem DG: Navegando sem crédito na web
Imagem Seguei Prokofiev: https://pt.wikipedia.org/wiki/Serguei_Prokofiev#/media/Ficheiro:Sergei_Prokofiev_03.jpg
Imagem DG: Navegando sem crédito na web
Nenhum comentário:
Postar um comentário