Nota!

TODOS os textos aqui publicados refletem apenas a imagem que a autora tem de David Garrett.
TODOS os créditos de imagens são mencionados quando conhecidos.
TODAS as fotomontagens são apenas ilustrativas, não refletindo uma situação real.
TODAS as fontes de matérias da mídia são mencionadas.

domingo, 3 de maio de 2020

A Biblioteca de Partituras Musicais!


“Uma biblioteca de partituras é um lugar misterioso, um santuário. Cada partitura tem alma. A alma de quem concebeu a música e escreveu o registro, a alma dos que ouviram, leram, interpretaram e arranjaram. Cada vez que uma partitura muda de mãos, cada vez que alguém desliza o olhar pelas páginas, o seu espírito cresce e torna-se forte. Neste lugar, as músicas de que ninguém se lembra, as melodias que se perderam no tempo, vivem para sempre, esperando chegar um dia às mãos de um novo espírito, de um novo músico”*. São partituras que querem pessoas, esperando por pessoas que amam a música.

Mas, com tanta música no mundo seria necessário muito papel para registrá-las. Unindo tecnologia às possibilidades da internet, a “International Music Score Library Project” reúne todas as partituras de domínio público para que músicos e compositores do mundo todo tenham acesso a elas.

São folhas e mais folhas virtuais com notas e mais notas musicais de artistas que também desejam compartilhar suas músicas com o mundo gratuitamente. São mais de 395 mil músicas classificadas pelo nome do compositor, época ou gênero e instrumento da obra, para ler e fazer download.

De Gershwin a Mozart, de Villa-Lobos a Bach, há muita informação disponível. E, o site oferece mais do que apenas partituras gratuitas; nele encontramos também a indicação de mais de mil gravações, organizadas em 200 subcategorias e, às vezes, peças com arquivos MIDI (.mid).

Biblioteca online: https://imslp.org/wiki/Main_Page

Fonte: https://terradamusicablog.com.br/mais-de-200-mil-partituras-gratuitas-na-maior-biblioteca-online-do-mundo/
*um pequeno trecho adaptado de “A sombra do vento/Carlos Ruiz Zafon

Nenhum comentário:

Postar um comentário