Nota!

TODOS os textos aqui publicados refletem apenas a imagem que a autora tem de David Garrett.
TODOS os créditos de imagens são mencionados quando conhecidos.
TODAS as fotomontagens são apenas ilustrativas, não refletindo uma situação real.
TODAS as fontes de matérias da mídia são mencionadas.

quinta-feira, 21 de maio de 2020

A difícil avaliação entre os novos e antigos violinos!


O que faz com que um violino feito por Stradivari ou Guarneri del Gesu tenha um som especial? Pesquisadores já examinaram os conservantes de madeira, o verniz e até mesmo os efeitos causados pela Pequena Idade do Gelo na densidade de madeira para descobrir qualquer coisa que possa explicar as propriedades quase mágicas desses instrumentos.

Claudia Fritz, perita na acústica dos violinos da Universidade de Paris, chegou a uma explicação diferente para o segredo. Apesar de uma crença generalizada na superioridade dos violinos antigos e dos milhões de dólares que um Stradivarius custa hoje, os violinos feitos pelos antigos mestres na verdade não têm um som melhor do que os instrumentos modernos de alta qualidade, de acordo com avaliações que ela e os colegas têm realizado com especialistas de olhos vendados. "Acho que esse segredo só existe na cabeça das pessoas", disse ela. (...)

Fritz afirma que, até onde sabe, ninguém antes tinha conduzido uma pesquisa bem controlada que fizesse a mesma pergunta aos verdadeiros especialistas: os violinistas. Os violinistas usaram óculos de proteção, a fim de impedir que identificassem os violinos. Em um dos testes, eles foram autorizados a tocar todos os seis violinos e convidados a responder qual dos instrumentos eles mais gostariam de levar para casa. Em um outro, pediu-se que eles comparassem um par de violinos, sem que soubessem que um deles era um clássico e o outro, um instrumento novo. 

Apesar de a maioria dos violinistas acreditar que a sonoridade dos violinos Stradivarius e Guarneri é superior, os participantes do teste de Fritz não conseguiram distinguir de forma confiável tais instrumentos dos violinos modernos. Apenas oito dos 21 indivíduos escolheram um violino antigo como o que gostariam de levar para casa. Na comparação entre antigos e novos, um Stradivarius ficou em último lugar e um violino novo foi o preferido.

"Esses resultados representam um desafio impressionante à sabedoria convencional", relataram Fritz e seus colegas no periódico científico “Proceedings of the National Academy of Sciences”. (...) O estudo é "bastante digno de confiança", disse Sam Zygmuntowicz, um luthier que já fabricou instrumentos para Isaac Stern, Yo-Yo Ma e Emerson String Quartet. Ele "derruba alguns mitos antigos e com certeza deve ser uma boa notícia para os músicos jovens que anseiam por violinos pelos quais nunca conseguirão pagar". (...)

Será que isso significa que os luthiers de Cremona não têm nenhum segredo? "Não temos como saber", disse Zygmuntowicz. Cada instrumento é especial, mas é difícil identificar o que os diferencia como classe. "Eu acho que os violinos novos conseguem capturar a maior parte, se não tudo, do que torna os violinos antigos excelentes, e mesmo que eles não consigam, não devemos parar de tentar", disse ele.” (...)

Imagem violino: Edward Lemery 
Imagem DG: Pinterest sem crédito

Nenhum comentário:

Postar um comentário