DG ama a Música com paixão! Axioma indiscutível.
Desde que Pitágoras demonstrou as bases matemáticas da música e seus efeitos na alma dos homens, estudiosos vem envolvendo-se cada vez mais com a relação arte-ciência.
A definição da música como sendo arte, ciência, ou como arte e ciência vai depender do seu uso e/ou função dentro contexto em que ela está sendo aplicada.
Existem funções da música em dez categorias principais que são universalmente culturais. São elas: 1) função da expressão emocional; 2) função do prazer estético; 3) função do divertimento; 4) função de comunicação; 5) função da representação simbólica; 6) função de reação física; 7) função de impor conformidade às normas sociais; 8) função de validação das instituições sociais e dos rituais religiosos; 9) função de contribuição para a continuidade e estabilidade da cultura e 10) função de contribuição para a integração da sociedade.
É difícil situar em quais destas funções a música pode ser entendida exclusivamente como arte ou como ciência. À primeira vista, talvez as três primeiras se encaixem diretamente no conceito de arte, pois, promove em primeiro plano a evocação de sentimentos, a contemplação da própria música e a diversão.
As outras sete funções estão em uma situação mais delicada de definição, pois apresentam em geral a representação de diferentes conceitos de música. O denominador comum entre estas dez funções (...) é que todas influenciam o comportamento humano, geram mudanças de opiniões e de hábitos e relatam os costumes de determinadas sociedades, pois cada grupo social tem uma identidade musical que reflete a sua cultura como um todo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário